6 de mar. de 2009

JORNADA FOTOGRÁFICA NO BOM RETIRO

São Paulo Lado A,B,C,D…

Atenção fãs de fotografia: o projeto Jornada Fotográfica vai registrar o bairro do Bom Retiro, na região central paulistana, no dia 14 de março, das 9h00 às 12h00. Basta ter uma câmera e pronto.

A Jornada Fotográfica, coordenada pelo fotógrafo André Douek, reúne interessados em fotografia que se encontram para clicar diferentes cantos da cidade. A jornada mais recente registrou o cortejo do bloco afro feminino Ilú Obá de Min, no Carnaval 2009, e a anterior trouxe a temática “São Paulo 24 horas”. 

Além de comércio intenso, o Bom Retiro é um dos bairros que concentra a história da imigração de São Paulo, especialmente de judeus e árabes que só num país tão maravilhoso como o nosso convivem lado a lado. Atualmente, a presença dos chineses também é forte na região.

Para a jornada do bairro do Bom Retiro, os participantes se encontrarão às 9h00 na estação Tiradentes do metrô (Av. Tiradentes, 551). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 12 de março pelo e-mail adouek@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 3396-6015.

Alimentação e as despesas de laboratório - onde é possível não só revelar, mas ampliar suas imagens - são por conta do participante. No período da tarde, a partir das 14h00, as fotos são editadas e reveladas.

Algumas imagens serão selecionadas para uma exposição posterior, num dos espaços administrados pelo complexo do Museu da Cidade, formado por um rede de casas históricas administradas pelo Departamento do Patrimônio Histórico, como o Solar da Marquesa de Santos, Casa do Grito, Capela do Morumbi e Casa Modernista.

Se você tem uma câmera digital, pode  até dispensar a revelação – e a exposição – imprimindo as fotos na sua casa ou em lojas que ofereçam o serviço.

Mas a vale a pena participar de qualquer jeito, para trocar idéias e olhares sobre a cidade e, ainda, fotografar com segurança já que, sozinho, infelizmente, nem sempre dá coragem de circular pela cidade de câmera na mão.

Conheça os álbuns de fotografia do São Paulo Urgente no FLICKR.

Texto: Flaviana Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).