São Paulo lado A,B,C,D…
Viaduto do Chá em 1902, durante obras de reestruturação de seu leito para trânsito dos bondes elétricos
Impressiona o nível de complexidade, utilidade e criatividade de alguns projetos dos parlamentares paulistanos. O vereador Wadih Mutran (PP) – lembram daquele moço da máfia dos fiscais e amigão do Pitta? – é autor do Projeto de Lei 083/01, que pretendia mudar o nome do Viaduto do Chá para Viaduto Governador Mário Covas. O projeto votado hoje, internautas, foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 10 de março de 2001!!!
A brilhante iniciativa de Mutran foi considerada inconstitucional porque ”os vereadores consideraram que o Viaduto do Chá faz parte da história da cidade, além de ser um ponto de referência de fácil localização”, informa o site da Câmara Municipal de São Paulo.
Para dar uma forcinha nessa iniciativa primorosa e imprescindível para nossa cidade, o apoio do vereador Agnaldo Timóteo (PR) como relator do projeto - que “votou pela constitucionalidade da alteração”… E este foi um dos 28 projetos analisados hoje pelos vereadores da Comissão de Constituição e Justiça.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ítalo Cardoso (PT), Ushitaro Kamia (DEM), Floriano Pesaro (PSDB), João Antonio (PT), Gabriel Chalita (PSB), Agnaldo Timóteo (PR) e Abou Anni.
__________________________________________
O Projeto de Lei nº 83/2001 de 08/03/2001
DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO DA DENOMINAÇÃO DO VIADUTO DO
CHÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Autor(es): WADIH MUTRAN
Fase da tramitação: Envio-> Área: PESQUISA Data: 02/06/2009 | Recebimento-> Área: JUST Data: 02/06/2009
Texto na íntegra:
PL : 083/01
Autor : WADIH MUTRAN
Sessão : 012-SO
D.O.M. de : 10/3/2001
Descrição :
"Dispõe sobre a alteração da denominação do Viaduto do Chá e dá outras providencias.
A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, decreta:
Art. 1º - Fica alterada a denominação do Viaduto do Chá , localizado na região central da Cidade de São Paulo para "Viaduto Governador Mário Covas".
Art. 2º - O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir de sua publicação.
Art. 3º - As despesas com a execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias suplementadas se necessário
Art. 4º- Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões, Às Comissões competentes."
__________________________________________ Clique aqui e veja Viaduto do Chá 360º
Um pouquinho de história…
…do Viaduto do Chá (1892)
Até a primeira década do século XX, o senhor comendador, o barão de Itapetininga (depois da baronesa de Itu), tinha uma chácara no Vale do Anhangabaú, região conhecida como o Morro do Chá, onde se cultivavam hortaliças e chá.
Em 1877, o engenheiro francês Jules Martin apresentou um projeto para construir um viaduto de 180 metros de extensão sobre o Vale do Anhangabaú, para realizar a ligação entre a Rua Direita (o Centro Histórico) e a Rua Barão de Itapetininga, atravessando o Morro do Chá, cuja chácara estava sendo loteada. 31
Fontes: Site São Paulo 450 Anos e www.360cities.net