20 de fev. de 2009

BLOCO AFRO ILÚ OBÁ DE MIN E SUAS PERCUSSIONISTAS DESFILAM NESTA SEXTA

Povoiluoba1.jpegs de São Paulo, tribos do mundo
O Ilú Obá de Min é um bloco afro formado e coordenado só por mulheres. São mais de 70 ritmistas tocando alfaias, djembes, xequerês e agogos, mais um belíssimo bale que segue à frente do cortejo (aliás, homem só participa dançando).

No Carnaval 2009, o bloco presta homenagem a
Raquel Trindade, filha do poeta, folclorista e teatrólogo pernambucano Solano Trindade (1908-1974).

As coordenadoras do bloco, percussionistas Beth Beli e Adriana Aragão, explicam que o nome do grupo vem de Ilú, o tambor; Obá é Xangô; e De Min, que são as mãos femiluoba2.JPGininas que tocam o tambor nos terreiros.

Anualmente, a partir de outubro, o Ilú Obá De Min realiza oficina arte-educativas ensinando às mulheres os ritmos africanos que dão o tom deste bloco. Em fevereiro os ensaios se concentram nos finais de semana e na sexta-feira de Carnaval, o cortejo feminino sai pelas ruas da região central paulistana.

O bloco sai do viaduto Major Quedinho, desce pela rua Xavier de Toledo, passa ao lado do Teatro Municipal e termina no Largo do Paisandu, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.


Vale a pena ver o Ilú Obá de perto porque é belíssimo, organizado, seguro para brincar o carnaval e um espetáculo único numa cidade como São Paulo. Quem já viu um bloco afro legítimo na Bahia vai perceber que o Ilú Obá não deixa nada a desejar.

Quando o cortejo chega ao fim, em frente à Igreja dos Homens Pretos, dá aquela sensação de que o tempo parou, que nem é São Paulo. Parece algo encantado. Não é exagero, não. Participe e confira com seus próprios olhos.

Vista uma roupa branca (a pedido das organizadoras, já que é um bloco afro) e confira de perto o cortejo do Ilú Obá De Min, que acontece no dia 20 de fevereiro, às 21h00, partindo do viaduto Major Quedinho (no centro, próximo ao prédio do jornal Diário de S.Paulo).


Ah, é totalmente gratuito!

Para saber mais:

iluobademin@yahoo.com.br
www.iluobademin.com.br



Assista o vídeo exclusivo gravado pelo São Paulo Urgente



Bloco afro Ilú Oba De Min
20 de fevereiro de 2009, às 21h00

Concentração no viaduto Major Quedinho (centro) a partir das 19h30
Participação especial de Dj Evelyn C, além de pocket shows da MC Paula Pretta, Theo Weneck, Duo Abanã e Salloma Sallomão.

Informações: 7257-9235 / 9421-6969

Texto, fotos e vídeo: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).