11 de fev de 2009

PLÍNIO MARCOS NO CARNAVAL PAULISTANO? SIM!

Povos de São Paulo, tribos do mundo

Imaginem o santista Plínio Marcos sambando de chinelo Havaianas, chapéu e colete colorido. Difícil? Não! O dramaturgo e ator faleceu há 10 anos, mas foi o “pai” da banda carnavalesca Bandalha, hoje “Banda Redonda” e que põe seu bloco nas ruas paulistanas dia 16 de fevereiro, a partir das 19h00 na esquina da rua Consolação com av. Ipiranga (em frente ao teatro Eugênio Kusnet).

A banda surgiu em 1972, em plena ditadura militar, quando Plínio gravava a novela “Bandeira Dois”. No Rio de Janeiro, sem suportar mais as provocações dos cariocas, o dramaturgo convidou seu colega de teatro, o sambista Carlos Costa, para criar a banda carnavalesca. E assim nasceu a Bandalha.

Decidido a mostrar aos fluminenses que carnaval de paulista não é só de bloco de concreto armado, nem cordão de isolamento, lá estava Plínio Marcos como presidente da banda. Já no primeiro desfile, a atriz Etty Frazer de Porta Estandarte, e o ator Toni Ramos como Mestre Sala.

Enquanto no Rio a Banda de Ipanema era animada por Leila Diniz e Odete Lara, em Sampa fi
camos com Pepita e Lolita Rodrigues, Walderez de Barros entre outras atrizes, atores, jornalistas e foliões.

Dois anos depois o dramaturgo se “injuriou” da Bandalha e, em 1974, Carlos Costa, o Carlão, juntou os remanescentes do grupo e criou a Banda Redonda. Há 35 anos é o Carlão da Vila – ou Carlão do Boné - que leva a Banda Redonda para a avenida, seguido por nada menos que 15 mil paulistanos!

Anualmente, a banda presta homenagem a personalidades do meio cultural e artístico, e o próprio Plínio Marcos é a figura do Carnaval 2009. Com ou sem fantasia, de touca, chinelo Havaiana ou não (só não vale livro embaixo do braço), junte-se a Banda Redonda!

Veja o percurso: Rua da Consolação, seguindo pela Xavier de Toledo (Teatro Municipal), Cons. Crispiniano, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça de República, cruzando a Av. São Luís. “Voltando ao ponto de partida na frente do Teatro de Arena, o desfile da ‘Redonda’ se encerra com algumas músicas do verdadeiro carnaval de rua”, prometem os organizadores.


Plínio Marcos e Carlão

Saiba mais acessando o site oficial do Plínio Marcos

Desfile da Banda Redonda
16.02.2009, às 19h00
Concentração e
m frente ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet
R. Teodoro Baima, 94 (em frente a Igreja da Consolação)
Informações: Carlão (SPTuris) – 2226-0651 / Elias (Teatro de Arena) 3256-9463

Texto: Flaviana Serafim
Fotos: site oficial Plínio Marcos

Um comentário:

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).