28 de mar de 2009

HOJE TEM HORA DO PLANETA: APAGUE AS LUZES DAS 20H30 ÀS 21H30

Povos de São Paulo, tribos do mundo


Pessoas de todo o PLANETA apagam as luzes hoje às 20h30
para sinalizar sua preocupação com o aquecimento global

Hora do Planeta é um ato simbólico realizado hoje (28.03) onde governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes das 20h30 às 21h30, e demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.Hora do Planeta

O objetivo da organização não governamental WWF, que lidera a idéia, é envolver 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Este ano é a 1ª vez em que a Hora do Planeta é realizada no Brasil. Segundo a ONG, a Hora do Planeta é “eloquente mensagem de que é possível agir contra o aquecimento global e as mudanças climáticas”.

A primeira edição aconteceu em 2007 na Austrália, e fez com 2 milhões de pessoas apagassem as luzes. O ato de hoje também chama a atenção a necessidade de que os países assim o acordo internacional voltado à redução da emissão de gases do efeito estufa. A expectativa é que o acordo seja finalmente assinado em dezembro de 2009, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada na Dinamarca.

Como participar
Há várias formas de participar – apagando as luzes da sala, divulgando a idéia entre os amigos e registrando a Hora do Planeta pertinho de você. Dá até pra enviar fotos para o Flickr, vídeos e notícias do ato ao site WWF.

Veja algumas dicas da WWF saiba como participar:

Faça da Hora do Planeta um momento divertido de passar o tempo sem eletricidade. Seja criativo! Organize uma festa à luz de velas, promova música acústica ou um ‘olhar para as estrelas’ num momento em que a iluminação esteja reduzida. Que tal jogos de tabuleiro como palavras cruzadas à luz de lanternas estrategicamente posicionadas? Aproveite o tempo para meditar ou alongar-se. Ou então prepare um romântico jantar à luz de velas” .

Hora do Planeta em SP
Na cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab marca sua participação na Hora do Planeta às 20h00, na praça Victor Civita (rua do Sumidouro, 580 – Pinheiros). 

Às 20h30, apagam-se as luzes da Ponte Octavio Frias de Oliveira, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Teatro Municipal, Obelisco, Estádio do Morumbi e Parque do Ibirapuera serão apagadas neste sábado, das 20h30 às 21h30. No Edifício Copan, Instituto Butantã e Museu de Arte Moderna as luzes externas estarão apagadas.

Adesões no Brasil e no mundo
Em Juazeiro do Norte, uma das cidades que aderiram ao ato simbólico, serão apagadas as luzes da estátua de Padre Cícero. Em Minas Gerais, o Palácio da Liberdade, sede do governo, também ficará apagado, assim como o Cristo Redentor e Pão do Açúcar no Rio de Janeiro. Estas são algumas da cerca de 80 cidades brasileiras que aderiram (até 27.03) ao Hora do Planeta. (acesse Programação da Hora no Planeta nas cidades brasileiras)

No mundo todo, a expectiva é alcançar 3.000 cidades. Fora de nosso país, o Vaticano apagará as luzes da cúpula de São Pedro. Na Itálila, entre outros monumentos, o Coliseu, a Torre de Pisa e a Arena de Verona estarão às escuras, além das Pirâmides de Gizé, no Egito.
Então, apague as luzes da sua sala também!

Saiba mais no site da WWF-Brasil
Cadastre-se no
www.horadoplaneta.org.br
Visite e baixe o kit de divulgação em:
www.wwf.org.br/hp2009
Entre em contato com a equipe da Hora do Planeta:
horadoplaneta@wwf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).