15 de abr. de 2009

ACONTECE EM SP

Planetário do Ibirapuera intensifica atividades no Ano da Astronomia
Os 509 anos da chegada dos portugueses ao nosso território serão lembrados com o olhar voltado ao céu. A palestra “Astronomia e o Descobrimento do Brasil”, a partir das 20h do dia 23 de abril, fará um relato histórico da astronomia e dos instrumentos náuticos usados na época dos descobrimentos que serviram para a determinação da posição no mar, com auxílio de observações astronômicas.

A palestra abordará ainda o calendário e o céu no dia 22 de abril de 1500, a carta de Mestre João e a primeira observação astronômica feita por europeus no território brasileiro.

O evento será realizado na sala de projeções do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, e gratuito - basta retirar os ingressos na bilheteria a partir das 19h. A sala tem capacidade para 290 lugares.

Escola e Planetário Municipal Aristóteles Orsini
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, em São Paulo
Fones: (11) 5575-5425/2163-2000 - E-mail: planetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br
Confira a programação do Ano Internacional da Astronomia no Planetário do Parque do Ibirapuera 
Site oficial do Ano Internacional da Astronomia - http://www.astronomia2009.org.br/ 

Arte urbana ganha espaço no Centro de Fotografia da Galeria Olido
Começa nesta quarta (15), às 19h, na sobreloja do Centro de Fotografia da Galeria Olido, a exposição Arte Urbana SP, com curadoria de Danilo Blanco e Fernando Zelman. Com cerca de 40 itens entre pintura, fotografia, moda, instalações, objetos e performances, a exposição conta com trabalhos do reconhecido fotógrafo de moda Rogério Cavalcanti, os grafiteiros do grupo Sprays Poéticos e o artista plástico Guto Lacaz. A visitação é gratuita.
Informações: Secretaria Municipal de Cultura - (11) 3224-0641

Inscrições abertas para o curso “Germinando a Cidadania”
Até 24 de abril, na Escola de Jardinagem do Parque do Ibirapuera
A Escola de Jardinagem do Parque Ibirapuera está com inscrições abertas para o curso de capacitação profissional em jardinagem projeto Crer-Ser. As aulas visam a capacitação profissional de jovens em jardinagem e inclusão social por meio do trabalho. Podem participar jovens de 16 a 20 anos, de ambos os sexos, provenientes de famílias de baixa renda, de instituições ou de casas de convivência. Os interessados devem inscrever-se pelos telefones 5574-0705 e 5549-7840.

Passagem literária aborda cultura indígena e consciência ambiental
Até 30 de abril, na esquina da rua da Consolação com avenida Paulista
A Passagem Literária da Consolação (R. da Consolação, esquina com a avenida Paulista) apresenta até 30 de abril duas exposições que destacam a importância do conhecimento histórico-cultural e da consciência e preservação ambiental no Brasil. Em ECOAÏN - Salva-te, a artista Anasor ed Searom apresenta a série de telas sobre a antropofagia entre os índios brasileiros. No restante do espaço, a mostra itinerante Tietê - Imagens que o Brasil não vê tem como tema o rio Tietê e discute o fato de o rio estar com 1/3 da extensão comprometida em conseqüência da falta de cuidado. As exposições são gratuitas.

Fonte: Agenda de Eventos da Prefeitura de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).