25 de jun. de 2009

PROGRAMA DE INCLUSÃO DA USP BENEFICIA ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA

Cidadania, meio ambiente e inclusão
Acesse o site oficial do INCLUSP

O Programa de Inclusão da Universidade de São Paulo (INCLUSP) combina inclusão social com mérito acadêmico e contempla os alunos que estudaram o ensino médio da rede pública. Entre as medidas, que visam facilitar o acesso e permanência na faculdade, estão a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o vestibular, e bônus de até 6% pela nota Exame Nacional do Ensino Médio nas provas de ingresso na USP.

Depois de entrar na universidade, o estudante contemplado pelo INCLUSP conta, ainda, com bolsas de apoio e incentivo que auxiliarão sua permanência na faculdade. A Bolsa Ensinar com Pesquisa, Aprender com Extensão e Bolsa Alimentação estão as que integram o programa de inclusão social.

Para mais informações sobre o INCLUSP, acesse o site http://www.usp.br/inclusp/site/

Docentes e alunos da USP recebem prêmios e bolsa de estudosclip_image002[6]
Diversos alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) foram contemplados no Prêmio Capes de Tese 2008. O resultado final foi anunciado no início do mês.

Um dos destaques, ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese “Mario Pedrosa”, foi “O campo do geógrafo: colonização e agricultura na obra de Orlando Valverde (1917-1964)”, de Sérgio Adas, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Roberto de Moraes, docente do Departamento de Geografia. Adas é um dos três autores premiados nesta categoria.

Na área de Ciências Humanas, uma das contempladas no Prêmio Capes de Tese 2008 foi Ana Claudia Moreira Cardoso, pela tese “Tempos de trabalho, tempos de não trabalho: vicências cotidianas de trabalhadores” (arquivo PDF), orientada pela Professora Dra. Nádya Araújo Guimarães.

Criados em 2005, o Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese, outorgam distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, premiando originidade e qualidade dos trabalhos.

Além da distinção, os premiados recebem certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional por um ano. Conheça as teses dos ganhadores do Prêmio Capes de Teses 2008 e do Grande Prêmio Capes de Teses 2008.

A Professora Doutora Ângela Maria Alonso, docente do Departamento de Sociologia da USP, recebeu a concorrida Bolsa de Estudos 2009 da Fundação Guggenheim. A docente faz parte do grupo de 33 bolsitas escolhidos pela fundação, entre 500 candidatos da América Latina e Caribe.

Texto: Flaviana Serafim. Fonte: Assessoria de Imprensa/Reitoria da USP, site oficial do INCLUSP e do CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).