22 de set de 2009

HOJE É O DIA MUNDIAL SEM CARRO. VOCÊ DEIXOU SEU CARRO NA GARAGEM?

SOS São Paulo - A cidade em nossas mãos

Debates, "bicicletada", intervenções artísticas e outros eventos marcam, nesta terça (22/09), o Dia Mundial Sem Carro na Capital paulista.

O Dia Mundial Sem Carro surgiu na Europa com intuito de promover manifestos e reflexão sobre os enormes problemas causados pelo uso do carro, propondo a utilização e melhoria dos transportes públicos e também “alternativos”, como a bicicleta. O primeiro ano foi na França, em 22 de setembro de 1997.

Outra proposta, óbvio, é incentivar o motorista a deixar seu carro na garagem neste dia, mas, pelo trânsito carregadíssimo da cidade, e ainda com terça-feira chuvosa, a adesão do paulistano foi duvidosa, infelizmente.

No pico da manhã, o congestionamento chegou a 73 quilômetros às 9h00. Às 18h50, a lentidão já passava dos 110 quilômetro, principalmente nas regiões sul e norte da capital.

Outro problema é que a Prefeitura fez pouco, ou melhor, não fez nada neste Dia Mundial Sem Carro - não promoveu ações educativas, nem aumentou a frota circulante dos ônibus. Todas as iniciativas foram realizadas organizações não governamentais, como o Movimento Nossa São Paulo, e o Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente.

No Rio de Janeiro, nossos vizinhos cariocas tiveram apoio da prefeitura municipal e, ao que parece, a adesão da população também foi maior. Até o prefeito Eduardo Paes vestiu bermuda, tênis e pedalou 20 quilômetros (!!!) de bibicleta no trajeto entre sua casa, na Gávea, até o Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio, em Botafogo.

Aqui em Sampa? Rá, rá, rá!!! Nem em sonho! Até parece que Gilberto Kassab vestiria seu bermudão para ir de bike até a prefeitura... Ele certamente seria atropelado antes de chegar ao trabalho! Para não ficar chato, nem tão antipático, Kassab foi de ônibus até a prefeitura, sentadinho curtindo a "paisagem".

E vocês? Quantos aqui conseguiram deixar o carro na garagem hoje?

Saiba mais:
Leia o
Manifesto do Dia Mundial Sem Carro
Site oficial do Dia Mundial Sem Carro em São Paulo
Dicas para você ajudar a melhorar o trânsito de São Paulo
Saiba o que sua empresa pode fazer
Notícias do Dia Mundial Sem Carro

Conheça a programação do Dia Mundial Sem Carro:

22/09 (terça-feira)
Das 7h às 19h, “Vaga Viva” (esquina da R. PadreJoão Manoel e Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional) – transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas. A atividade contará com a participação da Campanha TicTac, que alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas.

A partir das 9h, marginal do Rio Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, “Praia do Tietê” – Atividade promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica que pretende reunir 200 pessoas para encenar uma manhã de lazer, com caminhada, jogos e até espaço para banho de sol na "praia do Tietê" . O cenário contará com esteiras, cadeiras de praia e guarda-sol. O objetivo é imaginar uma cidade com rios limpos, revitalizados, atraentes para a população. O evento será transmitido, ao vivo, pela Rádio Eldorado. Informações em www.sosma.org.br.

A partir das 9h, Panfletagem (ponto de encontro na Vaga Viva, R. Padre João Manoel, entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, ao lado do Conjunto Nacional) – Distribuição do Manifesto por um ar mais limpo e em favor da mobilidade urbana em São Paulo. Com com máscaras anti-poluição, participantes distribuirão um manifesto, inédito, assinado por diversas organizações, que alerta sobre os impactos da poluição veicular na saúde e pública e no aquecimento global e sobre a urgência de medidas que estimulem a mobilidade sustentável.

Inscrições para as atividades pelo e-mail gabriela@isps.org.br.

Das 10h às14h, Pegue Carona nessa Ideia (Sesc Carmo) - Intervenções artísticas de uma trupe de palhaços que percorrerá diferentes ruas do centro de São Paulo, com distribuição de material informativo e ações interativas. Os atores terão a missão de sensibilizar as pessoas sobre a importância de mudar e criar hábitos saudáveis, como caminhar e andar de bicicleta. Roteiro: SESC Carmo, Praça Poupatempo, Pça da Sé, Rua XV de Novembro, Pça Antonio Prado, Rua São Bento e Lgo São Bento, Líbero Badaró, Viaduto do Chá, R. 24 de Maio, Av. Ipiranga, Barão de Itapetininga, Viaduto do Chá, Praça Pratriarca, Rua Direita, Praça da Sé e Rua do Carmo. Com Os Sustentáveis – Agentes de Transição. Grátis.

Das 11h às 17h, Pedalando no calçadão (Sesc Osasco) -
Vivência físico-esportiva com triciclos que pretende estimular o uso da bicicleta como opção de transporte e atividade física. No Calçadão do Osasco Plaza Shopping, localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, Nº 81. Grátis.

Das 10h às 22h, Pedale no tempo (Sesc Osasco) - Exposição que vai até 12/10, aberta de segunda-feira a domingo, vai mostrar diversos modelos de bicicletas que rodaram entre as décadas de 1940 e 1990, e que ainda hoje permeiam o imaginário de muitas pessoas. Mostrando um pouco da história e da contribuição que este veículo trouxe para o desenvolvimento da nossa sociedade, na área do lazer e transporte, e mais recentemente para a melhoria da qualidade do ar. Essa exposição faz parte do acervo da São Paulo Hawks. Na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping, localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, Nº81. Grátis.

A partir das 18h, Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro - A Bicicletada é um movimento que existe no Brasil e em Portugal e tem o objetivo de divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte. A saída será na Praça do Ciclista (Av. Paulista com Av. Consolação).

Das 18h às 20h30, Os autoólicos anônimos (Sesc Santana) - Intervenção artística que tem como objetivo sensibilizar a população para o uso consciente do automóvel e mostrar alternativas de transporte na cidade de São Paulo. Com Cia Dona Conceição. Vários espaços da unidade. Grátis.

Texto: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto - Foto: Gladstone Barrreto

3 comentários:

  1. Sou carnivorooooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ESSA CAMPANHA E UMA PIADA POIS A CIDADE DE SAO PAULO NAO TEM UM TRASNPORTE PUBLICO DIGNO PARA QUE O CIDADAO POSSA OPTAR EM DEIXAR DE PAGAR ESTACIONAMENTO TRANSITO E ETC E DEIXAR O CARRO EM CASA VAMOS PRIMEIRO OFERECER UM TRANSPORTE MELHORES PARA DEPOIS FAZER ESTE TIPO DE CAMPANHA
    ENTRA NO PODER UM INUTIL SAI AI VEM OUTRO INUTIL
    ENTAO FICA DIFICIL

    ResponderExcluir
  3. Avisa o cara aí que a canpanha e de concientisação...Para que até os inuteis aos quais ele se referem refletir sobre o transporte público tem gente que arruma qualquer desculpa para ostentar seu carrinho...Ignorancia é fogo.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).