13 de nov. de 2009

NA LIVRARIA DA VILA, MARIA VICTORIA BENEVIDES LANÇA “FÉ NA LUTA”

Povos de SãoFEnaLUTA_email.indd Paulo, tribos do mundo

A socióloga Maria Victoria de Mesquita Benevides, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, lança neste domingo (15/11), das 15h00 às 18h00, o livro “Fé na luta – A Comissão Justiça e Paz de São Paulo – da ditadura à redemocratização”, em evento na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena).

Em “Fé na luta”, a socióloga reconstrói a trajetória da Comissão Justiça e Paz de São Paulo (CJP-SP), criada em 1972. O livro resgata o papel fundamental da comissão na militância pelos direitos humanos, desde do período sombrio da ditadura militar até o início do século XXI.

Depoimentos, entrevistas e análises destacam a atuação da CJP-SP, principalmente em meio às crises políticas, econômicas e às lutas sociais, e, ainda, diante da atuação dos órgãos de repressão.  

De acordo com Maria Victoria, “a história da CJP–SP é reveladora da evolução da defesa dos direitos humanos dos perseguidos pela ditadura militar para, finda a repressão política, o reconhecimento e a luta pelos direitos de todos, com ênfase naqueles que ‘não têm voz’: os pobres, os presos comuns, os ‘descartáveis’ em geral”.

O prefácio é do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e contracapa de Antônio Candido, professor, escritor e crítico literário.

Livro: “Fé na Luta”, de Maria Victoria de Mesquita Benevides (Editora Lettera.doc)
Lançamento: 15 de novembro, das 15h00 às 18h00
Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena (zona oeste paulistana)
Fone: 3814-8511

Por Flaviana Serafim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).