São Paulo lado A,B,C,D…
“Arte e espiritualidade” é a exposição onde você pode conhecer áreas (até então) secretas do Mosteiro de São Bento e ainda conferir obras de arte contemporânea dos artistas Carlos Eduardo Uchoa, José Spanil e Marco Gianotti.
Até 21 de fevereiro, o público terá acesso ao parlatório, capela do mosteiro e às salas da faculdade e do colégio – visitas guiadas de 3ª a 6ª, das 13h00 às 17h00; sábado e domingo, das 10h00 às 17h00. A visita é guiada e tem uma hora de duração (o último horário è 16h30)
A ordem de São Bento está ali naquele mesmo lugar, com suas orações e canto gregoriano, há 412 anos. A construção atual foi inaugurada em 1914.
O mosteiro tem um clima diferente de qualquer igreja da cidade e, não importa sua religião – você se sente em paz e tranquilo mesmo no centrão de São Paulo.
Aproveite para conhecer os quitutes da lojinha do mosteiro. Tem pães trançados, bolos maravilhosos (como o Bolo Santa Escolástica, de nozes e maçã), geléias. Experimente o pão de mel recheado com geléia de damasco. O preço pode ser um pouco salgado, mas essa gula e luxúria valem a pena.
Fundação do Mosteiro de São Paulo Os monges beneditinos chegaram à São Paulo em 1598. A Companhia de Jesus e a Ordem do Carmo eram as únicas ordens religiosas em São Paulo. Fr. Mauro Teixeira foi o primeiro beneditino a chegar à São Paulo. Natural da cidade de São Vicente, ele foi discípulo direto do jesuíta Pe. José de Anchieta. Após a morte de seus familiares pelos índios tamoios, num ritual de canibalismo, Fr. Mauro entrou no Mosteiro de São Bento da Bahia.Terminada sua formação monástica, o Padre Provincial Fr. Clemente das Chagas o envia à São Paulo, onde funda uma pequena ermida, núcleo inicial da presença dos beneditinos na cidade. Logo em seguida, vem o Pe. Fr. Mateus da Ascenção edificar um mosteiro e formar o primeiro núcleo comunitário. Assim que ele chegou, a Câmara Municipal doou, em 9 de maio de 1600, um pedaço de terra que situava-se "no lugar mais ilustre da vila, depois do Colégio da Companhia", em doação perpétua "até o fim do mundo". | O local era onde se localizava a antiga taba do caçique Tibiriçá, "o glorioso índio que realizara a aproximação euro-americana e permitira o surto da civilização no planalto, salvando São Paulo da agressão tamoia de 1562", segundo as palavras do historiador Taunay. Somente em 1634, as obras foram terminadas e constituída em Abadia. A capela fora dedicada a São Bento. Posteriormente, a pedido do Governador da Capitania de São Vicente, D. Francisco de Sousa, grande benemérito dos beneditinos, foi mudado o patrono da capela paulistana para Nossa Senhora de Montserrat. E, 100 anos depois, em 1720, a capela passou a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, título que se conserva até hoje. No Capítulo Geral de 14 de maio de 1635, o primeiro Visitador da Província, o espanhol Fr. Álvaro Carvajal foi eleito o primeiro Abade de São Paulo. Fonte: site oficial do Mosteiro de São Bento. Faça uma visita virtual ao mosteiro |
Arte e Espiritualidade
Exposição com obras de Carlos Eduardo Uchoa, José Spanil e Marco Gianotti
Mosteiro de São Bento – Largo São Bento s/n Centro (próximo ao metrô S.Bento).
Visita guiada (1 hora de duração) de 3ª a 6ª feira, das 13h00 às 17h00; sábados e domingos das 10h00 às 16h00.
Grátis
Saiba mais no www.mosteiro.org.br
Por Flaviana Serafim e Gladstone Barreto
MEU NOMEÉ MARIA APARECIDA DE PAULO, MORO NA CIDADE DE GUANHÃES-MG. ENDEREÇO; BECO JOSÉ BERNARDO DA FONSECA, NUMERO 24, BAIRRO SANTA TEREZA , GUANHÃES-MG- TELEFONE; 33 3421-3701 OU 333421-2275, GOSTARIA DE IMPLORAR QUE VOCÊS OREM MUITO POR MIM E MINHA FAMÍLIA. SE POSSIVEL ENVIAR UM PEDAÇO DO PÃO DE SÃO BENTO E OUTROS ESCUDOS AIS QUE PUDEREM. ESTOU NECESSITANDO URGENTE , POIS HÁ DIAS QUE PENSO COISAS HORRENDAS. NÃO POSSO CONTINUAR ASSIM. IMPLORO AJUDAURGENTE. QUE PUDER AJUDAR-ME TENHO CERTEZA QUE RECEBERÃO EM DOBRO. AGUARDO NOTICIAS YRGENTE. SALVE DUS
ResponderExcluir