29 de jan. de 2010

MOSTEIRO DE SÃO PAULO ABRE A PORTA DAS ALAS SECRETAS E DA ARTE

São Paulo lado A,B,C,D…

Mosteiro de São Bento. Foto de Gladstone Barreto. Clique na foto para ampliarMosteiro de São Bento. Foto de Gladstone Barreto. Clique na foto para ampliarimage 

“Arte e espiritualidade” é a exposição onde você pode conhecer áreas (até então) secretas do Mosteiro de São Bento e ainda conferir obras de arte contemporânea dos artistas Carlos Eduardo Uchoa, José Spanil e Marco Gianotti.

Até 21 de fevereiro, o público terá acesso ao parlatório, capela do mosteiro e às salas da faculdade e do colégio – visitas guiadas de 3ª a 6ª, das 13h00 às 17h00; sábado e domingo, das 10h00 às 17h00. A visita é guiada e tem uma hora de duração (o último horário è 16h30)

A ordem de São Bento está ali naquele mesmo lugar, com suas orações e canto gregoriano, há 412 anos. A construção atual foi inaugurada em 1914.

O mosteiro tem um clima diferente de qualquer igreja da cidade e, não importa sua religião – você se sente em paz e tranquilo mesmo no centrão de São Paulo.

Aproveite para conhecer os quitutes da lojinha do mosteiro. Tem pães trançados, bolos maravilhosos (como o Bolo Santa Escolástica, de nozes e maçã), geléias. Experimente o pão de mel recheado com geléia de damasco. O preço pode ser um pouco salgado, mas essa gula e luxúria valem a pena.

Fundação do Mosteiro de São Paulo
Os monges beneditinos chegaram à São Paulo em 1598. A Companhia de Jesus e a Ordem do Carmo eram as únicas ordens religiosas em São Paulo.
Fr. Mauro Teixeira foi o primeiro beneditino a chegar à São Paulo. Natural da cidade de São Vicente, ele foi discípulo direto do jesuíta Pe. José de Anchieta. Após a morte de seus familiares pelos índios tamoios, num ritual de canibalismo, Fr. Mauro entrou no Mosteiro de São Bento da Bahia.Terminada sua formação monástica, o Padre Provincial Fr. Clemente das Chagas o envia à São Paulo, onde funda uma pequena ermida, núcleo inicial da presença dos beneditinos na cidade. Logo em seguida, vem o Pe. Fr. Mateus da Ascenção edificar um mosteiro e formar o primeiro núcleo comunitário.
Assim que ele chegou, a Câmara Municipal doou, em 9 de maio de 1600, um pedaço de terra que situava-se "no lugar mais ilustre da vila, depois do Colégio da Companhia", em doação perpétua "até o fim do mundo".


O local era onde se localizava a antiga taba do caçique Tibiriçá, "o glorioso índio que realizara a aproximação euro-americana e permitira o surto da civilização no planalto, salvando São Paulo da agressão tamoia de 1562", segundo as palavras do historiador Taunay.
Somente em 1634, as obras foram terminadas e constituída em Abadia. A capela fora dedicada a São Bento. Posteriormente, a pedido do Governador da Capitania de São Vicente, D. Francisco de Sousa, grande benemérito dos beneditinos, foi mudado o patrono da capela paulistana para Nossa Senhora de Montserrat. E, 100 anos depois, em 1720, a capela passou a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, título que se conserva até hoje.
No Capítulo Geral de 14 de maio de 1635, o primeiro Visitador da Província, o espanhol Fr. Álvaro Carvajal foi eleito o primeiro Abade de São Paulo. Fonte: site oficial do
Mosteiro de São Bento. Faça uma visita virtual ao mosteiro

Arte e Espiritualidade
Exposição com obras de Carlos Eduardo Uchoa,
José Spanil e Marco Gianotti
Mosteiro de São Bento – Largo São Bento s/n Centro (próximo ao metrô S.Bento).
Visita guiada (1 hora de duração) de 3ª a 6ª feira, das 13h00 às 17h00; sábados e domingos das 10h00 às 16h00.
Grátis
Saiba mais no
www.mosteiro.org.br

Por Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Um comentário:

  1. MEU NOMEÉ MARIA APARECIDA DE PAULO, MORO NA CIDADE DE GUANHÃES-MG. ENDEREÇO; BECO JOSÉ BERNARDO DA FONSECA, NUMERO 24, BAIRRO SANTA TEREZA , GUANHÃES-MG- TELEFONE; 33 3421-3701 OU 333421-2275, GOSTARIA DE IMPLORAR QUE VOCÊS OREM MUITO POR MIM E MINHA FAMÍLIA. SE POSSIVEL ENVIAR UM PEDAÇO DO PÃO DE SÃO BENTO E OUTROS ESCUDOS AIS QUE PUDEREM. ESTOU NECESSITANDO URGENTE , POIS HÁ DIAS QUE PENSO COISAS HORRENDAS. NÃO POSSO CONTINUAR ASSIM. IMPLORO AJUDAURGENTE. QUE PUDER AJUDAR-ME TENHO CERTEZA QUE RECEBERÃO EM DOBRO. AGUARDO NOTICIAS YRGENTE. SALVE DUS

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).