13 de jun. de 2009

ACONTECE EM SP – PARADA LGBT E EVENTOS PARALELOS DEVEM ATRAIR 400 MIL TURISTAS

Notícias da PrefeituraAcesse o site oficial da Parada do Orgulho LBGT

“A 13ª edição da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo será no dia 14 de junho, na avenida Paulista. Estima-se que os 400 mil turista do ano passado devam comparecer neste ano, o que movimenta cerca de R$ 190 milhões. Veja a lista de atividades.

O turismo GLS é um segmento que cresce no mundo todo e movimenta fortemente a economia dos destinos caracterizados pela diversidade, uma das facetas mais marcantes da capital paulista. "São Paulo é a cidade de todos os povos, de todas as tribos. Uma metrópole que não exercita a palavra discriminação", define o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e eventos do Município.

Além de um leque de opções de cultura e lazer voltadas para esse público, a Cidade fixou em seu calendário de eventos a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, que no dia 14 de junho tomará a avenida Paulista em sua 13ª edição. Cerca de 400 mil turistas participaram do evento no ano passado, número que deve repetir-se este ano, pela estimativa da SPTuris.
Esses turistas movimentam cerca de R$ 190 milhões na economia da Cidade. "E, segundo nossas pesquisas, esse é um público exigente e que não mede gastos para aproveitar o que há de melhor em São Paulo", comenta o presidente da SPTuris.

A parada é, no entanto, o auge das comemorações do Mês do Orgulho LGBT, promovido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT) com apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Participação e Parceria, com o objetivo de chamar a atenção para reivindicações dessa comunidade. A programação inclui uma série de atividades paralelas, que este ano serão orientadas pelo tema "Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela Isonomia dos Direitos!" Entre as atrações, abertas ao público, estão debates sobre o contexto social, profissional e familiar dos homossexuais. Essas "mesas-redondas" se estendem até o dia 19 de junho.

A Semana do Orgulho Gay, que ocorre entre 10 e 14 de junho, conta também com eventos políticos, exposições temáticas, dezenas de festas, entre outras atividades. E nesta quinta-feira, dia 11, o Vale do Anhangabaú será palco da 9ª Feira Cultural LGBT, que das 11h às 22h terá mostras, performances, apresentação de DJs e outras atrações com a participação de entidades ligadas ao segmento. Também se repete este ano o Gay Day, no dia 13, que pela nona vez leva uma série de surpresas ao Playcenter.

A programação inclui a consagrada homenagem a personalidades e ações culturais que valorizam a cidadania e os direitos humanos. A 9ª edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade terá a participação do público na indicação dos premiados. A lista completa de atividades da 13ª edição do Mês do Orgulho LGBT está na internet.

Parada também é vitrine de São Paulo para agentes de viagens

Pela terceira vez este ano, a São Paulo Turismo e o São Paulo Convention & Visitors Bureau realizam o programa "São Paulo Meu Destino", desta vez trazendo para a Parada LGBT 18 agentes de viagem e dois jornalistas das capitais de nove Estados (Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Brasília, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) para conhecer a Cidade e capacitá-los a promover o destino para o segmento GLS.

O grupo ficará em São Paulo de 12 a 15 de junho e fará um roteiro que inclui pontos turísticos tradicionais, locais para compras e atividades culturais, além da parada e outras atividades gay friendly. A ação terá como parceiros a TAM Linhas Aéreas, a TAM Viagens e o hotel Golden Tulip Paulista Plaza.

Guia GLS reúne atrações do segmento em São Paulo

Os milhares de visitantes que vêm a São Paulo para curtir as atrações do Mês do Orgulho LGBT terão mais um incentivo: um guia especializado com sugestão de bares, lojas, bistrôs, cafés, shopping centers, feiras, restaurantes e clubes gay friendly, além do roteiro com os principais pontos turísticos de interesse geral, mapas, calendário de eventos e informações sobre a Cidade, como transporte, endereços e telefones úteis.

O Guia Gay São Paulo 2009 - resultado de uma parceria entre a SPTuris, a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads) da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat GLS) e a revista A Capa - terá tiragem de 25 mil exemplares e será editado em português e inglês.

A distribuição gratuita será feita durante a parada, nas Centrais de Informação Turística espalhadas pela Cidade (incluindo Aeroporto de Guarulhos e Terminal Rodoviário do Tietê) e estabelecimentos parceiros. Em breve será disponibilizada também uma versão para download no site oficial de turismo da capital paulista

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).