28 de jul. de 2009

MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL – NA RUA

Cidadania, Meio Ambiente e Inclusão

manualetiquetasustentavel O site Planeta Sustentável divulga um ótimo “Manual de Etiqueta Sustentável”, reunindo 50 dicas que mostram como  pequenos gestos cotidianos podem trazer grandes mudanças.

Seja para melhorar nossa qualidade de vida, para enfrentar o aquecimento global, ou reduzir o consumo desenfreado e seu impacto no meio ambiente, basta um pouquinho de boa vontade.

O manual está dividido em quatro áreas de nossa vida diária – na rua, em casa, no trabalho e na vida pessoal. Neste post, reproduzimos a primeira série de dicas:

etiquetaruaNa rua – como percorrer a cidade onde você mora de maneira mais amigável

1- Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

2- Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Use-o com moderação, em especial se tiver um enorme 4x4 a diesel. Ande mais em transporte coletivo ou reabilite sua magrela.

3- Compartilhe seu carro. “Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann. Você vai se tornar o cara mais simpático da cidade.

4- Carro requer manutenção, não tem jeito. Faça uma regulagem periódica, sempre que possível. Troque o óleo nos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.

5 - Que tal lavar o carro a seco? Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido. Pense também em lavar menos seu carro.

6- Tem atitude mais grosseira que atirar lata ou outros dejetos pela janela do carro? O castigo para essa gafe é garantido: os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.

Fonte: site Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).