7 de ago. de 2009

III JORNADA BRASILEIRA DO CINEMA SILENCIOSO NA CINEMATECA: PROGRAMAÇÃO AMPLA E GRATUITA ATÉ 16 DE AGOSTO

São Paulo lado A,B,C,D…

Clique e acesse a programação completa
Cinéfilos de plantão e outros apaixonados por cinema, eis um ótimo programa para vocês: a III Jornada Brasileira do Cinema Silencioso acontece de 7 a 16 de agosto na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana), com foco em diversas produções francesas. A entrada é franca, com retirada de ingresso na bilheteria da Cinemateca com uma hora de antecedência.

Entre os destaques da programação está Nas Fontes do Cinema Francês apresentando “Lumière 74 filmes” - uma coleção dos primeiros trabalhos dos irmãos Lumière, com quase uma hora de duração e música ao vivo por Leo Cavalcanti. A exibição acontece no sábado (08/08), às 19h00, na Sala Cinemateca BNDES.

Nas Fontes do Cinema Francês apresenta, ainda, o programa "Documentários, filmes científicos, viagens e vistas da França”, com obras como “A Abissínia nos tempos de Menelik”, de 1910;  “A Córsega e suas paisagens” e “O Dia de uma muçulmana”, ambos produzidos em 1912.

Em busca do Brasil: a Amazônia Silenciosa
Cena de "Rituais e festas Borôro". Clique para ampliar Na programação nacional, Em busca do Brasil: a Amazônia Silenciosa traz filmes de viagem de conhecimento do território brasileiro e da região amazônica, destacando obras de Silvino Santos e Luiz Thomaz Reis, os dois mais importantes documentáristas do país no início do século XX.

“Viagem ao Roroimã” (Thomaz Reis, 28', 1927, 35mm, bp, Brasil); “Parimã, fronteiras do Brasil” (Thomaz Reis, 30', 1927, 35mm, bp, Brasil);e  “No rastro do Eldorado” (Silvino Santos, 62', 1925, 35mm, bp, Brasil) integram a mostra.

Curadoria musical é de Lívio Tratenberg 
Todas as obras exibidas nesta edição da Jornada do Cinema Silencioso tem acompanhamento ao vivo, com curadoria de Lívio Tratenberg e participação de músicos como Carlinhos Antunes, Carlos Careqa, Fabio Caramuru, Fabio Tagliaferri, Jordi Sabatés, Mário Manga, Marlui Miranda etc.

Na sessão de abertura, nesta sexta-feira (07/08), a partir das 20h30, os músicos Carlinhos Antunes, Felipe Julian e Simone Sou fazem a “trilha sonora” ao vivo para curtas-metragem como “A Expedição Brasileira de 1916 (Dan Fuller, 7', 2006, 35mm, bp, EUA);  “Cadtastrophe” (Dan Fuller, 3', 2003, 35mm, bp, EUA); “Rituais e festas borôro” (Thomaz Reis, 26', 1916, 35mm, bp, Brasil) e “A Comuna” (La Commune, Armand Guerra, 22', 1914, 35mm, bp, França)

Cena de

“Cinema do Povo’ e os Anarquistas no Cinema” é tema de conferência
A historiadora Isabelle Marinone, professora e pesquisa da Universidade Paris 3 – Sorbonne, participa de três conferências sobre o cinema silencioso e o anarquismo na França. Especialista em filmes silenciosos e documentários franceses, Marinone realiza suas palestras nos dias 12, 13 e 14/08 (quarta a sexta-feira), sempre às 16h00, na Sala Cinemateca Petrobras.

Clique aqui e acesse a programação completa da III Jornada Brasileira do Cinema Silencioso, ou no site da Cinemateca Brasileira - http://www.cinemateca.gov.br/

III Jornada Brasileira do Cinema Silencioso
De 7 a 16 agosto, na Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana (próximo ao metrô V. Mariana)
Veja no mapa
como chegar

Texto: Flaviana Serafim  Informações e imagens da Cinemateca Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).