5 de ago. de 2009

SACOLÃO DAS ARTES TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO NA ZONA SUL PAULISTANA

São Paulo lado A,B,C,D…

O espaço cultural Sacolão das Artes (rua Cândido José Xavier, 577 – Parque Sto. Antonio, zona sul paulistana) completa dois anos de funcionamento. Reerguido às duras penas, graças à união entre a Rede Social São Luiz, lideranças comunitárias, grupos e trabalhadores da cultura da região, o Sacolão se transformou em importante pólo sóciocultural num dos bairros mais violentos da zona sul da cidade.

Hoje, há comemoração, de um lado, e revolta – muito justa – de outro. Isto porque, sem mais, nem menos, a Subprefeitura do M’Boi Mirim resolveu criar um novo projeto de ocupação para o lugar – sem participação da comunidade e sem debater a questão junto aos que mais lutaram pela criação do Sacolão das Artes.

Uma das medidas arbitrárias tomadas pela Suprefeitura do M’Boi Mirim foi barrar, sem qualquer justificativa, a construção de três salas multiuso no Sacolão das Artes. Detalhe: os recursos foram captados junto à uma organização européia por aqueles que lutaram pela criação e manutenção do espaço cultural – sem qualquer apoio da Prefeitura ou outro órgão público.

Cena do espetáculo "A Brava" em frente ao Mosteiro de São Bento (centro). Foto: Gladstone Barreto. Clique para ampliar Cena do espetáculo "A Brava" em frente ao Mosteiro de São Bento (centro). Foto: Gladstone Barreto. Clique para ampliar

O grupo de teatro Brava Companhia é um dos que lideram o movimento pelas atividades do Sacolão das Artes. Eles apresentam o espetáculo “A Brava” no dia 13/08 (quinta-feira), a partir das 20h00. A peça, uma leitura pra lá de peculiar sobre a história de Joana D’Arc, recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009 como melhor espetáculo de rua.

Então, é por isso mesmo é que 2º aniversário do Sacolão das Artes tem que ser comemorado. Na programação, apresentações teatrais, circenses, mostra de vídeo, o projeto “Chorinho por todo o canto” e Festa Popular, com maracatu, jongo, exposição de artesanato e muito mais.

image

Texto: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).