4 de ago de 2009

MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL – NO TRABALHO

Cidadania, Meio Ambiente e Inclusão

Reproduzimos no blog a 3ª parte do Manual de Etiqueta Sustentável, divulgado no site Planeta Sustentável com 50 dicas de pequenos gestos que podem trazer grandes mudanças e melhorar nossa qualidade de vida.

No trabalho, por exemplo, é possível diminuir os gastos e o impacto ambiental trocando o papel comum por reciclado; usando sua própria caneca para beber água, no lugar de inúmeros copos plásticos; e substituindo o uso de CDs e DVDs feitos de plástico por mídas regraváveis como os drivers USB, CD-RW e DVD-RW, ou mesmo compartilhando arquivos via e-mail. Muito fácil e simples, não:

Acesse também os outros posts com o Manual de Etiqueta Sustentável:
Em casa – seu lar, doce lar pode ser uma cidadela de sustentabilidade
Na rua – como percorrer a cidade onde você mora de maneira mais amigável

32- Lute para que a companhia onde você trabalha adote atitudes mais sustentáveis. Pressione para que a direção da empresa tome medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo. Bem, se você não conseguir mudar nada, pense seriamente em mudar de emprego. Afinal de contas, você não precisa de chefe para ser bom cidadão.

33- Desabilite seu screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

34- A quantas reuniões rápidas você já teve de ir depois de enfrentar horas no trânsito para ir e voltar? Às vezes é possível resolver isso por telefone ou em programas de comunicação on-line de seu próprio computador.

35- Se tiver chance, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.

36- Prefira o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.

37- já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água. Você ditará moda entre os colegas.

38- Quando precisar dos serviços de um portador prefira chamar um bikeboy, em vez de um motoboy. Além de mais barato, ele entrega seus documentos com maior rapidez. O que é melhor: sem poluir o ar nem provocar engarrafamentos.

39- Coloque nos seus planos trocar seu monitor comum por um de LCD. Eles são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos.

40- Economize CDs e DVDs, que são feitos de plástico. A onda agora usar e abusar de mídias regraváveis como CD-RW ou DVD-RW, drives USB ou mesmo utilizando e-mail para carregar ou partilhar arquivos.

41- Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel. Tá certo, essa é uma daquelas dicas que você conhece bem. Mas a está colocando em prática?

Fonte: site Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).