20 de set. de 2009

COMO PREPARAR PROTEÍNA DE SOJA

Cidadania, meio ambiente e inclusão


Mais nutritiva e benéfica à saúde, a proteína de soja substitui fcilmente a carne animal. Aqui em casa alguns convidados para o jantar, desavisados, comem a proteína de soja sem saber e sem distingui-la da carne vermelha. Eu fico bem quietinha até que o cidadão termine o prato... só depois conto que não havia "carne de bicho morto" na mesa.

A proteína de soja é adequada não só aos vegetarianos, mas também aos atletas; aos que querem aumentar massa muscular sem aumentar o colesterol; às mulheres que querem se afastar dos problemas da menopausa ou da TPM; aqueles que desejam prevenir osteoporose, problemas do coração e mal de Alzheimer, entre outras doenças.

Esta proteína vegetal é um alimento funcional completo. É rica em fibras, não contém glutém e nem colesterol, tem ácidos graxos poliinsaturados e isoflavonas.

É possível encontrar a proteína de soja nos grandes supermercados e, atualmente, até nos mercadinhos de bairro. Muita gente tem usado a proteína de soja texturizada misturada à carne de boi/vaca moída para rechear salgadinhos e outras preparações. As donas de casa descobriram um jeito de aumentar o rendimento da carne gastando menos. Por isso, hoje é fácil, fácil encontrar o produto.

Tem proteína de soja em pedaços que "imitam" a carne animal no preparo de estrogonofes, cozidos e refogados. Tem a proteína em tiras, com tamanho menor e à venda nas lojas mais especializadas em produtos naturebas. E tem a texturizada ou granulada, "imitando" a carne animal moída. Esta pode ser comprada e preparada facilmente, como mostraremos a seguir.

Quer quiser ver esta e outras receitas com proteína de soja, e ingredientes mais saudáveis, pode acessar o blog Comida Natureba - http://comidanaturebacomsabor.blogspot.com/

Dicas para o preparo da proteína de soja:

Hidratação
1) é necessário hidratar a proteína de soja antes do preparo, não importa se é a do tipo em pedaços ou a texturizada. Cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte presente em algumas marcas da proteína vegetal.

Alguns fabricantes sugerem o uso de leite para hidratar a proteína de soja. Isso é bobagem! Usando água quente o efeito é ótimo. Evite o desperdício porque o leite que sobrar após a hidratação não poderá ser usado para nada, nadinha!

Depois de 15 minutos hidratando em água quente, enxague a proteína até que saia toda a água escura e esprema bem. Em casa, usamos um pano de prato ou - bem mais prático - um espremedor de batatas. Se quiser simplificar, use uma peneira mesmo. Aperte e retire todo o excesso de água.

Tempero para refogar a proteína de soja texturizada
2) O tempero é o "segredo" de qualquer boa comida. Se você só usa cebola e alho, diversifique! Ouse, experimente novos sabores. Para deixar a proteína de soja saborosa - e para enganar os comedores de carne de bicho morto - tenha à mão louro em pó ou em folha, orégano e cominho em pó.

Refogue, no mínimo, 1/2 cebola picadinha no azeite, junte alho picado ou ralado e acrescente uma colher de chá de louro em pó (ou 1 ou 2 folhas grandes). Nesta fritura, coloque a proteína de soja texturizada e misture bem. Acrescente sal, orégano e uma pitadinha (bem suave) de cominho em pó, porque o sabor deste tempero é forte.

Regue com um pouco de shoyo (molho de soja), misture e em poucos minutos a proteína de soja estará no ponto. Para finalizar, coloque salsa picada ou manjericão fresco (não vale a pena usar o seco porque não tem o mesmo aroma).

O refogado pode ser usado para rechear panquecas, tortas, fazer bolinhos e outras receitas. Também é ótima para fazer molho à bolonhesa, acrescida ao molho de tomate. Neste caso, não use o cominho em pó porque não combina muito com aquele molho de tomate da mama. Já a mistura de louro, orégano e manjericão ficam divinos!

Outra dica: em algumas casas de produtos naturais é possível encontrar "bacon vegetal". Sim, tem de tudo em Sampa! Este "bacon vegetal" tem sabor que imita o toucinho defumado, mas é natural e tem textura granulada como a da proteína de soja. Use uma colherada junto com a cebola e o alho no momento da fritura para que o sabor se distribua em toda a preparação (também fica ótimo para temperar feijão e sopas).

O Empório Roots (Av. Mercúrio, 222 - Brás. Fone 3227-3020) é uma das lojas onde dá para comprar o tal "bacon vegetal. Sem querer fazer propaganda, é uma das melhores lojinhas de produtos naturais da capital e fica bem perto do Mercadão, não nos confins do Brás. Tem frutas secas, arroz integral, dezenas de granolas, sementes e grãos diversos, produtos orgânicos e até garrafas de cajuína.

Próximo do empório, há outras lojas do tipo com milhares de produtos naturebas a preços ótimos. Vale a pena! Quem visita o centrão da cidade pode aproveitar para ir aos dois locais - ao Empório Roots e também ao Mercadão Municipal. É programa imperdível aos fãs de gastronomia.

Saiba mais:
Soja não é só para vegetarianos, artigo do nutricionista esportivo Rodolfo Anthero de Noronha Peres
A soja e a saúde humana e Receitas com soja - informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Efeitos da proteína de soja na prevenção de doenças cardiovasculares e progressão da nefropatia diabética - informações da Sociedade Brasileira de Diabetes

Leia também:
DÁ PRA VIVER UM DIA SEM CARNE? SIM, ESTA É A PROPOSTA DA "SEGUNDA SEM CARNE"

Texto: Flaviana Serafim - Fotos: Gladstone Barreto

9 comentários:

  1. Oi,adorei a dica.Não gosto de carne desde que nasci.Tempos atrás tentei fazer a soja texturizada,mas não ficou nada bom.Hj,acabei de fazer como indicou.Deixei 2 xícaras de molho com o caldo do limão e fiz isso por 2 vezes,expremendo essas duas vezes.Costumo fazer um tempero que deixo pronto na geladeira.Bato cebola,alho,mangericão,salsinha e alecrim.Refoguei nesse tempero,coloquei 2 gotas de pimenta vermelha líquida 1/4 de um caldo de carne com vinho.Ficou maravilhoso.Obrigada

    ResponderExcluir
  2. gostaria de aprender a usar o soja,como se fosse o feijão normal, mas eu não sei como prepara-lo.sera q é nescessario remover a pelicula q envolve o gão?peço sugestão.obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Caro(a) internauta, para preparar o grão da soja, sugerimos que acesse este link, do site da Embrapa - http://www.cnpso.embrapa.br/soja_alimentacao/index.php?pagina=24 - Nele há várias perguntas e respostas sobre a soja e ensina como preparar o grão corretamente.

    Também há outro link interessante no site da Embrapa, com diversas receitas pra aproveitar tudo da soja - fazer leite, soja frita, kinako (farinha de soja), bolos, pão e até almondega. Para acessar clique http://www.cnpso.embrapa.br/html/receitas.htm.

    Abração,

    Flaviana Serafim e Gladstone Barreto.

    ResponderExcluir
  4. Preparei no almoço ficou uma delícia...Obrigado pela dica adorei

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você gostou da receita, Mara! Proteína de soja é gostosa e faz super bem para a saúde, mas realmente tem uns truques para que a receita fique boa. Se você pegar esse "macete" vai criar o que quiser com a proteína - refogados, almodega, hamburguer etc.

    Agradecemos por seu contato.

    Abs,

    Fla e Glads

    ResponderExcluir
  6. Magda Lucy R. B. Costa29 de julho de 2010 às 20:42

    Há algum tempo uso a proteina de soja texturizada em flocos e a em pedaços. A família inteira come.Uso no lugar de carne moida e a em pedaços faço um estrogonofe delicioso.

    ResponderExcluir
  7. minha cliente esta desistindo da p.soja branca pois o seu salgado esta azedando vc poderia me ajudar neste problema

    ResponderExcluir
  8. Preparei no almoço e meu marido disse que não gostava sem nunca ter comido, quando provou gostou tanto que não queria parar de comer, ficou uma delicia, nunca tinha comido não tem diferença da carne moída, obrigado pelas dicas....

    ResponderExcluir
  9. Ja uso a textura de soja no cachorro quente, fica uma delícia mas ganhei algumas dicas que irei utilizar e mim ajudou bastante como o uso do suco do limão,orégano,valeu adorei obg.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).