11 de nov. de 2009

APAGÃO EM SÃO PAULO

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos


image De repente, no escuro. Semáfaros apagados, congestionamentos, metrô e trens inoperantes, ônibus lotados. O apagão que, atingiu 18 Estados brasileiros e também o Paraguai na noite de terça-feira, deixou a cidade de São Paulo no caos e no medo.

Nas ruas da região central, os pedestres andavam apressados, procurando as vias com maior circulação de veículos, como a São Luís e Consolação. A escuridão tomava conta das avenidas, mas o farol dos carros acabou ajudando os pedestres.

Nas saídas da estação Anhangabaú, centenas de paulistanos olhavam o breu, pensando num meio de voltar para casa. Pelo celular, outros conversavam com a família tentando entender o que estava acontecendo. Sem trem nem metrô, muita gente teve que se “arranjar” e dormir na casa de amigos e parentes. Houve correria nas escadarias da estação e, nas ruas, pessoas buscavam segurança andando em grupos.

O blecaute que deixou o Brasil às escuras foi causado pelo desligamento da Usina de Itaipu. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha ocorreu na transmissão e não na geração da eletricidade.

Em nota oficial, a assessoria de comunicação de Itaipu informou que “a causa do blecaute não teve origem na usina”. “A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste”. O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, acredita que um temporal tenha causado o apagão.

Em São Paulo, a CET suspendeu o rodízio de veículos no período da manhã, já que alguns semáforos ainda estavam apagados. Porém, das cinco da tarde até as oito da noite, o rodízio volta a operar e promete transtorno pra quem saiu de carro hoje cedo.

Os troleibus ficaram nas garagens, mas os trens do Metrô e da CPTM operam normalmente. Às claras e com energia, a cidade vai, aos poucos, entrando nos eixos.

Às seis horas da manhã desta quarta-feira, o funcionamento da Usina de Itaipu estava normalizado. Mas a causa exata do blecaute continua às escuras, sem um esclarecimento oficial do Ministério de Minas e Energia. Quem quiser outras informações pode acessar o site www.itaipu.gov.br ou no Twitter - http://twitter.com/usina_itaipu

E se num dia falta luz, no outro falta água

O apagão de ontem também prejudicou o funcionamento das estações de tratamento de água e as estações elevatórias. De acordo com a Sabesp, 6 milhões e 700 mil pessoas ficarão sem água. A normalização depende do fornecimento regular de energia em todas as estações.

A previsão é de que o abastecimento de água volte ao longo do dia ou até a madrugada desta quinta-feira (12/11).

Envie sua mensEnvie seu e-mail para o Cidade Celularagem para o Cidade Celular. Use seu telefone móvel, registre fotos, vídeos e fatos com flagrantes da cidade, queixas, problemas, sugestões, eventos, pessoas. Mobilize-se! Participe enviando seu e-mail para saopaulourgente@gmail.com

Leia também:
DANO CAUSADO POR APAGÃO DEVE SER REPARADO, AFIRMA IDEC

Texto: Flaviana Serafim - Imagens do celular/edição: Gladstone Barreto
Atualizado às 20:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).