10 de nov. de 2009

NOVAS DATAS PARA SARESP: DIAS 17, 18 E 19/11

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

Mais de 2 milhões e 400 mil alunos das redes pública e particular de ensino foram hoje àClique para acessar o site oficial do Saresp 2009 escola na expectativa de fazer a primeira prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp. Mas um atraso na impressão e distribuição das avaliações adiou o Saresp para os dias 17  (português), 18 (matemática) e 19/11 (história e geografia).

A  realização do Saresp ficou a cargo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), ligado a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que não conseguiu entregar as provas a tempo. A gráfica contratada pelo CAEd atrasou a impressão e o prazo de entrega e distribuição não foi atendido.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, uma “força tarefa” trabalhou em pleno domingo (08/11) com a participação de 150 funcionários da Pasta e 200 alunos da  Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar. Mas nem assim o problema logístico foi resolvido. 

É preciso frizFoto do site da Secretaria Estadual de Educaçãoar que hoje,  em entrevista ao jornalista Milton Jung, do programa CBN São Paulo (Rádio CBN), o secretário Paulo Renato afirmou claramente que “chamou três empresas conceituadas no mercado” para participar do processo. No site, a Secretaria Estadual de Educação se refere ao CAEd como “empresa que venceu a licitação”.

Que licitação é essa? E por que esse atraso não foi comunicado com maior antecedência? Não pra levar as ações da Secretaria de Educação a sério porque tudo é muito, muito desorganizado. São atrasos nas contratações de funcionários, deixando as escolas sem merendeiras (e alunos com fome); compra de livros com conteúdo inadequado que chegam às mãos de crianças da 4ª série, e, agora, atraso no Saresp.

A impressão que fica é de que ninguém acompanha de perto o que acontece nesta secretaria… Ninguém sabe, ninguém vê. Parece coisa do PT!  

Na entrevista para a Rádio CBN, Paulo Renato também declarou que não haverá qualquer prejuízo na realização do Saresp, e que o CAEd será multado pelo não atendimento do prazo. Para evitar vazamentos, como o mico recente do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), as avaliações do Saresp tem 20 tipos diferentes, por série  e por disciplina. No total, serão impressas 7 milhões de provas.

Outras informações no site da Secretaria Estadual de Educação ou no site do Saresp 2009

Texto: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).