5 de dez. de 2009

6ª PASSEATA DO MOVIMENTO SUPERAÇÃO

Cidadania, Meio AmbientBilly, fundador do Movimento SuperAçãoe e Inclusão
Cerca de 500 pessoas participaram da 6ª Passeata do Movimento SuperAção, na manhã deste sábado.

Apesar do friozinho e do risco de chuva, familiares, amigos e voluntários se juntaram aos portadores de deficiência – a maioria jovens - na luta por inclusão e acessibilidade.

Neste ano, o trajeto da manifestação mudou para o centro alertando para as enormes dificuldades de acesso à região.
Faltam ônibus adaptados, rampas nas calçadas e estações do metrô acessíveis, entre outros obstáculos que impedem as pessoas com mobilidade reduzida de chegar a uma das regiões mais importantes da cidade.

Bila, integrante do Movimento Superação na Argentina, destacou que em seu país as passeatas estão mais atreladas ao "panelaço", e que a mídia dá pouco visibilidade à causa das pessoas portadoras de deficiência. Do Brasil, ela e seus amigos pretendem levar não só mobilização, mas também um jeito mais alegre e festivo de se manifestar.

No trajeto, que passou pela Rua Xavier de Toledo, atravessou o Viaduto do Chá até a praça do Patriarca, ficou claro que ainda falta muito para vivermos numa cidade acessível. Porém, hoje, essas pessoas não precisam mais se esconder, nem achar que a vida acabou, como aconteceu no Brasil por muitas décadas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 24 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Não dá mais pra ignorar tanta gente! SuperAção já!  

Acesse e participe da rede social do Movimento SuperAção.

Imagens disponíveis também no Twitter - http://twitter.com/saopaulourgente e no
Twipic -
http://www.twitpic.com/photos/saopaulourgente

Concentração na Praça Dom José GasparBanda da Associação de Pais e Amigos  dos Excepcionais (APAE)Movimento SuperAção da ArgentinaTravessia pela R. Xavier de ToledoTravessia pela R. Xavier de ToledoTravessia sobre o Viaduto do CháTravessia sobre o Viaduto do Chá

 Travessia sobre o Viaduto do CháParticipantes da Passeata do Movimento SuperAção na Praça do Patriarca

   Textos e fotos: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).