8 de dez. de 2009

CHUVA NA CABECEIRA DO TIETÊ É CULPADA POR DIA DE CAOS EM SÃO PAULO

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

Gilberto Kassab. Foto: Gladstone Barreto Em entrevista coletiva, o prefeito Gilberto Kassab e seus secretários de Transporte e Subprefeitura explicaram que o caos de hoje se deve à forte chuva na cabeceira do Rio Tietê. Choveu mais de 100 milímitros em poucas horas, e água não pára de cair desde a noite de ontem.

Até agora são 82 pontos de alagamento e a previsão é de que a chuva continuará nas próximas horas. A expectativa é pelo bombeamento águas pela Usina de Traição, que pode diminuir o volume no Rio Tietê e melhorar um pouco a circulação pela cidade.   

Com o transbordamento do rio em vários pontos da marginal, a via é a pior e concentra 80% do efetivo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Neste momento, são 748 agentes da CET e 311 viaturas nas ruas. O secretário de Transportes, Alexandre Morais, informou que as multas do rodízio desta manhã estão canceladas, mas que a restrição à circulação de veículos continuará no período da tarde.

Caso a chuva continue, será feita nova avaliação com a equipe técnica para definir que o rodízio será suspenso à tarde, esclareceu Morais.  Outro conselho perfeito do secretário de  Transportes: “Evitem transitar no período do pico da tarde”.

Em São Mateus, mais de 200 imóveis interditados
Além de vários pontos da marginal Tietê, o extremo da zona leste é o mais atingido pelos problemas da chuva e está em alerta máximo. Em São Mateus, há 222 imóveis interditados, e de 800 a 900 pessoas desalojadas. 

De acordo com a prefeitura, as famílias foram orientadas a procurar casas de parentes ou amigos, e receberam cestas básicas, colchões. Assistentes sociais estão cadastrando os desabrigados para que recebem auxílio municipal.

350 agentes da defesa Civil e 1500 funcionários das subprefeituras estão em campo, além do pessoal da CET, Corpo de Bombeiros e Centro de Gerenciamento de Emergências, informou o secretário das Subprefeituras, Ronaldo Camargo. Na zona leste, barcos da prefeitura estão sendo usados para retirada de objetos dos moradores, enquanto a Defesa Civil cuida dos munícipes. 

Prevenção das chuvas: “Investimentos tem sido expressivos”, diz Kassab
Na coletiva, Gilberto Kassab chegou logo um discurso bem positivista e ensaiado. Agradeceu à imprensa pela divulgação de informações desde a madrugada, foi logo explicando que a chuva na cabeceira do Tietê era a “mãe” do caos, e, expontaneamente, não citou uma palavrinha sobre os centenas de problemas que o paulistano enfrenta hoje. Como se não falar sobre o problema fizesse tudo parecer bem, em ordem. 

Cutucado pelos jornalistas que questionaram a falta de ações preventivas e investimento, Kassab e seus secretários foram enfáticos ao afirmar que a Prefeitura está tomando as medidas corretas para evitar esses dias caóticos na cidade. “Investimentos tem sido expressivos” e “Estratégia está andando muito bem", afirmou o prefeito.

Todos também destacaram que o bombeamento de águas está em ordem, que os piscinões estavam limpos e não transbordaram, que os bueiros não estavam entupidos e as obras a todo vapor!

Mas para quem vive em Sampa, mesmo distantes dos rios que transbordam, a realidade não é bem essa. As chuvas das últimas semanas causaram deslizamentos em diversas regiões, e o piscinão do Córrego Pirajussara, na divisa da Capital com Taboão da Serra, transbordou depois de um tempo de  chuva bem menor que o de hoje. Mas…se Kassab e sua equipe estão dizendo que está tudo bem, lindo e maravilhoso…

Muito espertinho, Kassab conversou com a imprensa por alguns minutos e depois foi se embora, sem mais, nem menos, dizendo que seus secretários passariam outros detalhes sobre as ações de hoje. Como se não tivesse nada a ver com o assunto, Kassab deu as costas e saiu, nem se preocupou com uma saída à francesa.

Links úteis
CET - Companhia de Engenharia de Tráfego
CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências

Veja também:
TELEFONES E SITES ÚTEIS PARA OS DIAS CHUVOSOS
KASSAB CANSADO

Por Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).