7 de dez. de 2009

EMPREGOS, CURSOS E PALESTRAS – 7 A 13/12

Oportunidades de trabalho, empreendedorismo, cursos, palestras e eventos gratuitos

Oficinas da UMAPAZ promovem Natal sustentável
Nos dias 12 e 13 de dezembro, no Parque do Ibirapuera (portão 7-A), a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promovem uma série de oficinas por uma celebração sustentável.

Estão programadas oficinas de enfeites e cartões de natal, histórias, folguedos e brinquedos, danças, além de culinária com sugestão de ceia ecologicamente correta. Chefs de cozinha da SVB vão ensinar a preparar uma ceia de Natal sem desperdícios e mais econômica. 

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Basta se increver na UMAPAZ uma hora antes do início das oficinas. Confira a programação:

12 de dezembro (sábado)
Oficina de Enfeites para a Celebração de Final de Ano
Facilitadora: Karina Campos Tisovec
Horário: 10h às 12 horas
O que é: Enfeites transparentes com papel de seda para colocar em janela.

Oficina de Estrelas de Natal
Facilitadora: Maricy Montenegro e Nívea Salati
Horário: 14h às 16 horas
O que é: Vivência com o tema LUZ, atividade criativa e transformadora, que visa transformar nossas "obscuridades" e "apagões" em Luz, luminosidades, através da construção de uma linda estrela de papel.

Oficina Folguedos e Brinquedos
Facilitadora: Maria Rosa Caldas Lira
Horário: 10h às 12 horas
O que é: Expressão corporal nas danças do Brasil. Foco no desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir do jogo rítmico e passo de alguns dos principais folguedos brasileiros: samba, frevo, caboclinhos, afroxé, maracatus (baque solto e baque virado), coco, ciranda, arrastapé, xaxado, cavalo marinho, pastoril e boi.

Oficina de Cartões de Natal com Aquarela
Facilitadora: Marcylia Campos
Horário: 10h às 12 horas
O que é: Confecção de cartões de Natal com pintura em aquarela, técnica que utiliza pigmentos coloridos e água na sua diluição.

Roda de Danças Circulares: Em Conexão com os Elementos
Focalizadoras: Daniela Kolhy Ferraz e Eliane Mieko Ueda
Horário: 11h30 às 12h30
O que é: Vivência em circulo, que propõe a cooperatividade, solidariedade, espontaneidade e amorosidade, estimulando a conexão das pessoas com os elementos que compõem seu próprio corpo e a vida como um todo - terra, água, fogo e ar.

CEIA SUSTENTÁVEL
14h às 15h30
André Vieland - Vegacy
Chef e um dos proprietários do melhor restaurante vegano da cidade de São Paulo, segundo o blog Vegetariana, da MTV. Desde 2005 o restaurante vem conquistando admiradores, inclusive onívoros que trabalham pela região da Av. Paulista.

15h30 às 17h
Leila D - Galeria Orgânica
Artista experimentalista da culinária vegetariana há mais de 20 anos, desenvolve pesquisa alimentar em gastronomia funcional. Traz em seu trabalho toda sua experiência de viver em outros países como Japão, França, Alemanha e EUA,onde começou seu interesse pela culinária viva. Criadora do restaurante Galeria Orgânica, 100% orgânico e vegetariano, que também oferece todos os dias um menu cru, tem como proposta oferecer ao público um novo conceito de alimentação: o "corpo sustentável", uma nova atitude alimentar.

17h às 18h30
Ricardo e Valéria - Wheat Orgânica
Valéria é farmacêutica, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade de São Paulo e vegetariana desde adolescente. Conhecedora de botânica e amante da riqueza das plantas medicinais brasileiras incorpora no seu dia a dia tudo aquilo que faz bem à saúde do corpo e da mente.  Além de praticante e instrutora de yoga é sócia do Wheat Organics.

Ricardo é cozinheiro desde criança, além de amante da natureza, da aventura e da vida saudável. Ainda jovem, após quase concluir seu curso de Agronomia, viajou por países e cozinhas, aperfeiçoando sua arte culinária. Há dois anos decidiu reunir suas experiências de vida, unindo a gastronomia, sustentabilidade e saudabilidade, no projeto Wheat Organics.

13 de dezembro (domingo)
Oficina Flores com jornal para enfeites de Natal
Facilitadora: Liane Bittencourt
Horário: 10h às 12 horas
O que é: Aprenda a fazer flores de jornal que poderão ser usadas para enfeitar a árvore de Natal, em lugar das tradicionais bolas. Igualmente lindas em arranjos de mesa para sua ceia, em guirlandas ou mesmo para reforçar a mágica atmosfera do Natal. Até 25 participantes - Jovens e adultos

Oficina de Enfeites para a Celebração de Natal
Facilitadora: Ana André, artista plástica, arte educadora
Horário: 14h às 16 horas
O que é: Serão confeccionados anjinhos com material reciclável. Até 20 participantes - Jovens e adultos

Oficina de Cartões de Boas Festas
Facilitadora: Karina Campos Tisovec
Horário: 15h às 17 horas
O que é: Serão confeccionados cartões com papel e linha de bordado. Até 20 participantes - Jovens e adultos

Oficina de Árvore de Natal de Origami 
Facilitadora: Regi Munhoz - Artista plástica e pedagoga
Horário: 15h às 17h
O que é: Confecção de árvore de Natal feita de origami para enfeitar mesas com o aproveitamento do papel de revistas. Até 20 participantes - Jovens e adultos

Oficina Folguedos e Brinquedos
Facilitadora: Maria Rosa Caldas Lira
Horário: 15h às 16 horas
O que é: Expressão corporal nas danças do Brasil. Foco no desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir do jogo rítmico e passo de alguns dos principais folguedos brasileiros: samba, frevo, caboclinhos, afroxé, maracatus (baque solto e baque virado), coco, ciranda, arrastapé, xaxado, cavalos marinhos, pastoris e boi. Até 25 participantes - Crianças e Jovens

Oficina Histórias, Folguedos e Brinquedos
Facilitadora: Maria Rosa Caldas Lira
Horário: 16h30 às 17h30
O que é: Um passeio pelas histórias das personagens da literatura brasileira, contos e causos brasileiros: João Grilo, Pedro Malazarte, Mateus, Catirina, Cumadre Fulozinha e Saci-Pererê. Até 25 participantes - Crianças e Jovens

Ceia Sustentável

14h às 16h
Tatiana Cardoso - Moinho de Pedra
Chef formada pela Escola de Culinária Natural Gourmet Cookery School, em Nova York, e pelo Instituto de Gastronomia e Nutrição. Em seu restaurante natural/vegetariano gourmet Moinho de Pedra só entra produtos orgânicos e nada de carne nem industrializados. Em seus pratos, a chef busca receitas que, além de saudáveis, são saborosas e elaboradas, desfazendo a idéia de quem acha que verduras e legumes são alimentos sem graça.

16h às 18h
Alberto Gonzalez - Oficina da Semente
Chefe formado pela Estácio de Sá, possui mestrado e doutorado em micro-circulação, realizado na Alemanha. Há 7 anos, iniciou seus estudos em alimentação viva com Ana Branco, mas foi em Campos do Jordão que começou com a oficina da Semente. Atualmente encontra-se morando em uma das ecovilas de Porangaba, onde tem pretensão de montar um consultório de germinação, tipo verde etc.

Serviço:
Celebração Sustentável na UMAPAZ
Oficinas de enfeites natalinos, música, dança e culinária
12 e 13 de dezembro, a partir das 10h00
Inscrições: uma hora antes do início de cada uma delas, na sede da UMAPAZ
Av. IV Centenário, 1268, portão 7 - A   - Parque Ibirapuera
Gratuito

*Este blog faz divulgações gratuitamente e não se responsabiliza pelas informações fornecidas pelos recrutadores/empresas contratantes/órgãos divulgadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).