3 de dez. de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL - III

Especial Aquecimento Global

Foto: Gladstone Barreto

O que é a Convenção do Clima?
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi assinada por mais de 150 países em junho de 1992, durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. O objetivo principal da convenção é alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera num nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema do clima. A convenção reconhece que a maior parcela das emissões globais, históricas e atuais de gases de efeito estufa é originária de países desenvolvidos, devendo estes estabelecerem medidas de redução de suas emissões, assim como investir em projetos de conservação ambiental e de captura de carbono nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

O aquecimento global já começou a mudar nosso mundo?
Os impactos do aquecimento global já são evidentes da linha do Equador até os pólos. Recifes de corais manchados pelo aumento na temperatura dos mares, plantas nos Alpes lutando para deslocar-se para locais mais altos e frescos, ursos polares sob pressão à medida em que diminuem as calotas polares, geleiras derretendo em todos os continentes e danos econômicos que chegam a centenas de bilhões de dólares por ano, segundo avaliação de seguradoras são sintomas das alterações no clima da atmosfera.

O que é o Protocolo de Quioto?
O Protocolo de Quioto é um instrumento para implementar a Convenção das Nações Unidos sobre Mudanças Climáticas. O objetivo é que os países industrializados (com exceção dos EUA, que se recusam a participar do acordo) reduzam e controlem até 2008-2012 as emissões de gases que causam o efeito estufa em aproximadamente 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. Importante ressaltar, no entanto, que os países assumiram diferentes metas percentuais dentro da meta global combinada. As partes do Protocolo de Quioto poderão reduzir as suas emissões em nível doméstico e/ou terão a possibilidade de aproveitar os chamados "mecanismos flexíveis" (Comércio de Emissões, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e a Implementação Conjunta).

Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Foto: Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).