3 de dez. de 2009

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Cidadania, inclusão e meio ambiente

Hoje, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O tema tem sido destacado aqui no blog em notas, reportagens, artigos e entrevistas com boas e más notícias. Se por um lado surgem mais iniciativas inclusivas e aumenta o número de pessoas engajadas nesta causa, por outro estamos longe de uma cidade verdadeiramente acessível.

Falta adaptação no transporte público, nos imóveis em geral, e mais espaço nas empresas. Calçadas sem rampas, cheias de buracos e obstáculos dificultam um bocado aqueles que buscam algo muito simples: ter uma vida normal.

Mais o que importa mesmo é que, se há pedras, também há muita gente lutando para tirá-las do caminho.

Mara Gabrilli - “Não somos mais coitadinhos”
Mara Gabrilli, foto do site oficial da vereadora Um exemplo é o da veradora Mara Gabrilli (PSDB), 41 anos, que ficou tretaplégica depois de um acidente de carro em 1994. Ao receber a notícia que sua change de voltar a se movimentar era de apenas 1%, Mara não titubeou: "Um não, zero. Tenho muito trabalho a fazer!"

Fundadora do Instituto Mara Gabrilli, foi primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, liderando projetos, ações sociais, educativas, culturais e esportivas para a inclusão.

Hoje, no artigo “3 de dezembro: Avançamos – e agora?”, publicado na Folha de S.Paulo, a vereadora comemora: "Já podemos sair às ruas e ver melhorias na acessibilidade de nossas cidades e no conceito de deficiência para a sociedade. Não somos mais coitadinhos, olhados na rua como se fôssemos do planeta da cadeiralândia”.  

E finaliza o texto com o recado: “11 anos depois da criação da data pelas pessoas com deficiência no mundo todo, posso dizer que avançamos, sim. Agora, precisamos de você para avançar mais: seja inclusivo. Cobre e promova a acessibilidade. Esse é um ato de cidadania e respeito ao próximo - e a você mesmo”.

Na Câmara paulista, o desempenho de Mara foi destacado por uma avaliação da ONG Voto Consciente e, claro, pelos munícipes – em 2008, ela foi reeleita com mais de 79 mil votos, tornando-se a mulher vais votada do Brasil. Adepta da transparência, deixa seus gastos disponíveis na internet, bem como seus projetos de lei, participação em comissões, eventos entre outros.

Para além de seu engajamento com as pessoas que tem mobilidade reduzida, a atuação parlamentar de Mara Gabrilli é algo raro no Brasil. Se apenas 10% fossem como ela, que maravilha seria!

Nossos políticos, a maioria com pernas perfeitas e coluna ereta, sofrem de um tipo de deficiência nada rara, e incurável na maioria dos casos – a deficiência de caráter.

Para esse mal não há cirurgias, nem manipulação genética ou células-tronco que resolvam. O único remédio é a democria, é o nosso voto e o exercício diário da cidania. O resto é panetone…

Acesse o site oficial de Mara Gabrilli - http://www.vereadoramaragabrilli.com.br

Leia outros posts sobre inclusão publicados no blog:
- MEMORIAL DA INCLUSÃO: OS CAMINHOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SÁBADO TEM PASSEATA DO MOVIMENTO SUPERAÇÃO
- MARA GABRILLI LANÇA "ÍNTIMA DESORDEM" NO SHOPPING HIGIENÓPOLIS
- ESTADO TERÁ CENTRO DE ESTUDOS E TREINAMENTO DE CÃES GUIA
- LIVRO INFANTIL CONTA AVENTURA DE MENINA SURDA E PAPAGAIO QUE FALA EM LIBRAS
- SÃO PAULO URGENTE NA REDE SOCIAL DO MOVIMENTO SUPERAÇÃO
- ”SER CADEIRANTE EM SÃO PAULO É UM DESAFIO”
- “PESSOA COM DEFICIÊNCIA” NÃO É “DEFICIENTE” 
-
CAMINHO TORTUOSO ATÉ A PAULISTA
- O DESAFIO DE LEONARDO FEDER NAS RUAS DE SÃO PAULO

Por Flaviana Serafim e Gladstone Barreto – Foto do site oficial de Mara Gabrilli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).