24 de jan. de 2010

GOVERNO COMEMORA OS 456 ANOS DA CAPITAL PAULISTA

Notícia do Portal do Governo do Estado

Estado oferece diversas atrações durante feriado desta segunda-feira

Considerada a maior cidade da América Latina, São Paulo completará 456 anos na próxima segunda-feira, 25. Para comemorar o aniversário de São Paulo, há apresentações, exposições, aulas de dança e de história da arte, sempre com entrada gratuita. Aproveite a programação dos equipamentos culturais do Estado durante o feriado.

No Museu da Casa Brasileira (MCB), às 11h, haverá apresentação da Orquestra Pão de Açúcar. Ainda no MCB, será possível conferir a exposição Coleção Museu da Casa Brasileira. A Pinacoteca do Estado, por sua vez, contará com a performance "Nossas diferenças não podem superar nossas semelhanças", da artista plástica libanesa Sheila Mann Hara. Lá será possível conferir, além do acervo, a abertura da exposição de Pedro Cabrita Reis, primeiro artista do ano no Projeto Octógono.

O Paço das Artes, na Universidade de São Paulo (USP), terá a abertura de duas exposições: Rota da Seda, do artista curador Paulo Climachauska, e Urbi et Orbi - Para a Cidade e para o Mundo, é composta de 12 vídeos produzidos por artistas brasileiros e estrangeiros. O Museu da Imagem e do Som (MIS) também estará aberto no feriado do dia 25. No Teatro da Dança, haverá aula baile em comemoração ao aniversário de São Paulo, às 16h, com entrada gratuita.

O Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, abre excepcionalmente no dia 25 de janeiro, das 13h às 18h, e celebra o aniversário da cidade com a abertura de uma exposição fotográfica sobre a capital paulista. Além disso, o público do Museu Afro confere o lançamento de obras publicadas pela Imprensa Oficial do Estado e contará com apresentações de chorinho, samba, frevo e baião com o grupo Regional Brasileiro e de música eletrônica com a DJ Evelyn Cristina.

Para homenagear São Paulo e os 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, Cauby Peixoto se apresenta, gratuitamente, no Memorial da América Latina, às 20h, interpretando 14 músicas de seu último CD. Enquanto isso, a Banda Sinfônica do Estado se apresenta com o grupo Demônios da Garoa, no Teatro Sérgio Cardoso, às 18h, e ingressos a R$ 2. Para as crianças, a dica de passeio fica por conta do Espaço Catavento, que abre, excepcionalmente, nesta segunda. Veja todos os serviços aqui.

Ações para o trânsito no feriadão
Cerca de 1,5 milhão de carros deverá circular pelas estradas do interior e litoral do Estado nos quatro dias de operações do feriado de aniversário de São Paulo. A estimativa é um pouco menor que em outros feriados como Finados, quando circularam 1,8 milhão. Como já é tradicional, um esquema que conta com mais de seis mil homens, além de equipamentos como telefones para pronto atendimento, viaturas, estará pronto para garantir segurança e conforto aos usuários dos 22 mil quilômetros de rodovias estaduais de São Paulo neste feriado.

Foram montadas operações especiais para o litoral e o interior. Além disso, para reduzir o número de acidentes e de vítimas, os policiais dispensarão atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas e produtos do tipo. Todas as operações podem ser conferidas aqui.

Funcionamento do Metrô e da CPTM
Para atender a população durante o aniversário da cidade de São Paulo, o Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão operar com esquemas diferenciados de circulação. No Metrô, a operação começa nesta sexta, 22, para atender quem estiver deixando a cidade. Haverá reforço na oferta de viagens, no período da noite. No sábado, 23, e no domingo, 24, a circulação permanecerá sem alterações. Na segunda, a oferta de trens será como em um domingo típico, adequada ao número de usuários em feriados. Na terça, 26, o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga) e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h.

Na CPTM, o plano especial de operação inclui a disponibilidade de trens em áreas estratégicas da rede. Dos CCOs (Centros de Controle Operacional), técnicos da companhia acompanharão a evolução da demanda durante o feriado e, se houver a necessidade de aumento da oferta de lugares, mais trens serão deslocados para transportar os usuários. Leia mais informações aqui.

E aqui é possível conferir o funcionamento de vários serviços da Capital durante o feriadão, como parques, postos do Poupatempo, Procon, Saúde, museus e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).