24 de mar. de 2010

POR MOTIVO DE “SEGURANÇA”, BANCAS DE JORNAL PODEM SER RETIRADAS DO CENTRO

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

Um levantamento feito pela área de segurança da Secretaria Municipal das Subprefeituras apontou que as bancas de jornal do centro têm sido utilizadas como esconderijo para bandidos e como “trampolim” para invasão de imóveis. Então, a solução encontrada pelo secretário Ronaldo Camargo foi determinar a transferência das bancas da Praça da República, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Praça João Mendes, Largo São Francisco, Avenida Tiradentes e Avenida Cásper Líbero, por meio de um comunicado enBanca de jornal no Largo do Arouche. Foto: Flaviana Serafimviado a 84 jornaleiros em novembro passado.

As intimações não indicam os locais para onde as bancas devem ser transferidas. “Há urgência no tema. Realizamos audiência pública no dia 19 de março e convidamos o secretário, mas nem representante ele mandou. Ele ignorou o debate. Temo que ele só venha nos dar satisfação após a retirada das bancas do Centro”, afirmou o vereador José Américo (PT) em declaração destacada no site da Câmara Municipal.

O presidente do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjorsp), Ricardo Carmo, mostrou fotos das bancas intimadas na audiência pública para provar que todas atendem às normas – não atrapalham as câmeras de segurança instaladas no Centro, não estão obstruindo a passagem de pedestres e ficam distantes da marquise de imóveis.

Na seção desta quarta-feira (24) na Câmara, os vereadores decidiram convocar o secretário Ronaldo Camargo para que ele explique essa decisão arbitrária.

A medida pode parecer absurda para alguns e correta para outros. Na verdade, ela segue a rotina de outros administradores públicos – no lugar de cortar o mal pela raiz, colocando segurança nas ruas e melhorando a iluminação da região central, por exemplo, o secretário das Subprefeituras optou pelo caminho mais fácil e mais curto, e que se danem os jornaleiros. Vão se acabar as bancas e a bandidagem também? Ronaldo Camargo devia ler mais jornal…

Acesse outras informações no site da Câmara Municipal:
Administração Pública convoca Secretário das Subprefeituras para esclarecer retirada das bancas do Centro
Bancas de Jornal causam insegurança?

Foto: Flaviana Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).