22 de mar. de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: CANADENSES CONSOMEM 600 LITROS/DIA; MOCAMBICANOS 5 LITROS/DIA

Cidadania, meio ambiente e inclusãoLagoa da Tijucana, em Lençóis, Chapada Diamantina. Foto: Gladstone Barreto
50 litros de água por dia são suficientes para atender às necessidades de uma pessoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) destacados no blog do Planeta Sustentável mostram que muita água vai ralo abaixo – os canadenses gastam 600 litros de água/dia, seguidos pelos europeus com 575 litros/dia, e os australianos em terceiro, com 495 litros/dia por pessoa.

Enquanto o povo canadense gasta seus 600 litros de água diários, 1,1 bilhão de pessoas vivem sem água potável. É muita gente vivendo sem água limpa para beber, cozinhar, tomar banho, para garantir o plantio e a colheita, para subexistir… Nós brasileiros ocupamos o 12º lugar deste ranking, com 187 litros/dia.

Em último estão os moçambicanos, que consomem uma média de 5 litros/dia por pessoa, sofrendo com a falta de água e saneamento que assola vários países africanos. Portanto, o consumo de um cidadão do Canada equivale ao de 120 pessoas em Moçambique. Na África subssariana, o consumo máximo é de 20 litros por pessoa diariamente.

Arte: site Planeta Sustentável
Arte: site Planeta Sustentável (clique aqui para acessar gráfico ampliado em versão em PDF)
Foto da Lagoa da Tijucana (Chapada Diamantina – BA): Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).