29 de jan. de 2009

PROGRESSO? POBRE ARTE PÚBLICA...

S.O.S.São Paulo - A cidade em nossas mãos

Esta escultura, com o irônico nome “Progresso”, é do artista plástico Nicolas Vlavianos. Está jogada ao tempo, aos vândalos e pichações há anos, como dá para perceber pelas fotos.

A obra é de 1974 e nasceu integrada a um programa chamado Arte na Cidade, como informa o site Monumentos.art Foi inicialmente instalada no cruzamento das ruas 24 de Maio e Dom José Gaspar.

Em 1992, a administração Luiza Erundina transferiu a escultura para o largo do Arouche depois de uma dessas inúmeras ações de recuperação do centro – mas que ficam rapidinho esquecidas, sem manutenção, só como temas de reunião dentro das administrações regionais.

“Progresso” é feita de chapa de ferro, tem 8,00m de altura, 6,50 de comprimento e 1,53 de profundidade, além de farto “grafismo urbano” popularmente conhecido como pichação. Uma das fotos aí (veja detalhe) diz tudo, resume o estado da escultura: “100 Kbimento!".

A escultura também não tem sequer uma placa de identificação. Para descobrir seu criador, nome e outras informações tivemos que vasculhar a internet.

Gostaríamos de saber o que pensam os turistas e outros paulistanos que passam por ali quando vem as tristes condições dessa obra. O que será que dizem?

E seu autor, Nicolas Vlavianos? Vamos mandar esse post pra ele e ver o que tem a dizer. Diga você também... Mas essa escultura é apenas a "ponta do iceberg" das condições do largo do Arouche. Amanhã tem mais...



Texto/fotos: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Um comentário:

  1. Toda vez que vejo um monumento publico destruido, vandalizado, pichado, lembro do livro BLACKOUT do MArcelo Rubens PAiva, quando os personagens descobrem que estao sozinhos na cidade de SP e com uma veraneio da PM, saem atirando nas estatuas das pracas.

    A diferenca entre o Brasil e o Japao, basica, e' a rua.
    A rua, para o brasileiro, nao e' de ninguem.
    A rua, para o japones, e' de todos.
    A diferenca e' um abismo.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).