SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos
Pedestre não é prioridade em SP – nem para a CET, nem para os motoristas
O pedestre realmente não é prioridade dos semáforos paulistanos. Tudo bem, o volume de carros é gigante, são quilômetros diários de congestionamento e “fluidez” deve ser a palavra principal dos engenheiros da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Mas os apressadinhos da cidade transformaram os automóveis em máquinas perigosíssimas, extensão da ira, das loucuras e desrespeito do motorista paulistano. A pressa paulistana pode custar tantas vidas?
O pedestre que está na rua Marquês de Itu e precisa cruzar a rua Amaral Gurgel (veja mapa), sob o Elevado Costa e Silva (Vila Buarque - centro), tem míseros segundos para atravessar o cruzamento e precisa parar no meio do caminho. Se for idoso, então…vai depressa, vovó Zinha...
Nunca é possível atravessar o cruzamento de uma vez, a não ser que o pedestre se arrisque e siga no sinal vermelho mesmo. É o que a maioria das pessoas faz em toda c idade. E por que será a CET não sincroniza o sinal verde para a travessia dos pedestres? Tão simples! Ai…lá vai a vovó Zinha, com bengala na mão, sozinha atravessando sob o Minhocão...
A CETT também podia aumentar o tempo para cruzar as ruas, sem obrigar quem está a pé a correr. Ah! E os motociclistas, motoboys ou não? Não existe sinal vermelho pra eles. Se não respeitam os carros, por que respeitariam os pedestres não é mesmo? Vixe!!! Vovó Zinha, cuidado!!! Ai meus Deus, já era…
Na rua, somos pobres mortais sem máquinas que nos protejam. Não temos carroceria, nem vidro escuro ou chassi. Ficamos de corpo exposto na rua, arriscando a pele diariamente para fazer uma coisa tão simples como atravessar a rua e chegar vivo do outro lado…
…Zinha escapou do carro…mas não da motocicleta que avançou o sinal amarelo…Foi mais rápido que os 4 segundos de sinal verde dos pedestres.
Leia também o post “AVENTURA”: ATRAVESSAR A RUA EM FRENTE DA SANTA CASA
Clique nas imagens para ampliar
(acesse também nosso álbum de fotos no Flickr - http://www.flickr.com/photos/saopaulourgente/)
Texto/fotos: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).