26 de mai de 2009

4ª EDIÇÃO DO ARTE NA PRAÇA NO ESPAÇO PLÍNIO MARCOS

Povos de São Paulo, tribos do mundo

”Para celebrar a arte e também a memória do fotógrafo Eduardo Barrox, o Arte na Praça, dia 30 de maio, a partir das 14h, apresenta os performáticos Ivald Granato e José Roberto Aguilar, no Espaço Plínio Marcos, tFoto de Eduardo Barroxenda na Feira de Artes da Benedito Calixto. Criado para proporcionar, em São Paulo, mais um espaço para artistas visuais, o Arte na Praça retoma suas atividades e, aproveita a oportunidade, para homenagear o fotógrafo, idealizador do projeto e editor do Jornal da Praça, Eduardo Barrox.

Com apenas três edições, o Arte na Praça teve início ano passado, em abril, com Ivald Granato, em junho, com o artista do graffiti e muralista, Eduardo Kobra e, em julho, com José Roberto Aguilar numa participação poética de Roberto Piva. As atividades foram interrompidas por conta da doença e morte, em fevereiro de 2009, de Barrox.

Iniciativa do Jornal da Praça, standard mensal, criado há sete anos, também por Eduardo, e em parceria com O Autor na Praça, o projeto Arte na Praça tem como objetivo retomar os happenings e proporcionar experiências de convivência entre público e artista em tempo real. A atual editora do Jornal da Praça e coordenadora do Arte na Praça, jornalista Cristina Livramento ‘Camaleoa’, conta que ver o arJosé Roberto Aguilar. Divulgação/O Autor na Praçatista em movimento e o desenrolar de sua obra bem à sua frente é uma experiência e tanto. ‘É uma oportunidade única de conhecer como se dá a arte de verdade e desmistificar, também, todo um conceito’.

Nessa edição de retomada do Arte na Praça, Ivald Granato e José Roberto Aguilar farão uma interferência sobre foto feita por Barrox. ‘Na verdade a idéia inicial era usar a tela em branco, mas foi Granato que, quando soube da homenagem, sugeriu que fosse feito a arte direta sobre uma foto dele’. O trabalho foi escolhido por Cristina, também companheira de Eduardo, entre várias fotografias ao longo de sua carreira. ‘Eduardo trabalhou como fotógrafo profissional desde a década de 70, em revistas masculinas, com moda e publicidade e lecionou na, década de 80, na Escola Panamericana de Arte. Dizia que 'enquanto escritor podia ser um bom fotógrafo.’

Na ocasião acontece o lançamento do número 68 do Jornal da Praça e tarde de autógrafos de Granato com o livro Ivald Granato Art-Performance 1968-1978 e Art-Performance 197Ivald Granato. Divulgação/O Autor na Praça8-2008 e Aguilar com os livros Tantra Coisa, Hércules Pastiche e a Revolução Francesa de Aguilar, além do Cd Aguilar e a Banda Performática. Haverá leitura de textos por convidados.

Tudo pode ser esperado para essa edição do Arte na Praça. Na primeira, com Granato, vários artistas, como Chico César e Lenira Rengel, marcaram presença e acabaram por serem integrados ao happening. Dessa vez não deve ser diferente. Com esses dois performáticos, Granato e Aguilar juntos, tudo é possível.

Saiba mais sobre Ivald Granato, seus livros e José Roberto Aguilar.

Arte na Praça – 4ª edição com Ivald Granato e José Roberto Aguilar.
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 30 de maio de 2009, sábado, a partir das 14h.
Informações: Jornal da Praça / Arte na Praça
http://plazajornal.blogspot.com - plazajornal@gmail.com - (11) 3083-7788 e (11) 7499-4299”

Fonte: Edson Lima/O Autor na Praça. Fotos de Eduardo Barrox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).