25 de mai de 2009

FINALMENTE, UMA RESPOSTA DA VOTORANTIM – AINDA NÃO DEFINITIVA

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

No dia 17 de fevereiro – há mais de 3 meses – enviamos uma mensagem para a assessoria de comunicação da Votorantim com vários questionamentos sobre o projeto Trinta Imagens. Neste projeto, a empresa adotou e restaurou 30 obras de arte públicas de São Paulo, porém, o entorno de cada obra contemplada, ao que parece, ficou ignorado.

Desde fevereiro, enviamos nada menos que SETE e-mails cobrando a resposta da Votorantim, mas só hoje, 25 de maio, é que recebemos retorno da assessoria de comunição da empresa. A resposta, porém, ainda não esclarece uma de nossas principais questões – e as proximidades da obra restaurada, como fica?

É claro que não é responsabilidade da empresa cuidar de toda uma área como a que mostramos abaixo, o Largo do Arouche, totalmente abandonado. Resolver a questão dos moradores de rua e menores abandonados também não é problema que a Votorantim vai resolver, obviamente.

Vejam as condições da área próxima a obra “Depois do banho”, de Victor Brecheret, uma das restauradas pela Votorantim no projeto Trinta Imagens (ou acessem detalhes no post VISITE O LARGO DO AROUCHE, MAS NÃO OLHE PARA OS LADOS

Escultura "Depois do banho", de Victor Brecheret. Clique para ampliarLargo do Arouche. Clique para ampliarLargo do Arouche. Clique para ampliarLargo do Arouche. Clique para ampliarLargo do Arouche. Clique para ampliarLargo do Arouche. Clique para ampliar

Entendemos que, a partir do momento em que a Votorantim coloca sua marca ao lado de uma escultura como essa, deveria, no mínimo, cobrar a manutenção e os cuidados do entorno da obra restaurada. Isso a Votorantim ainda não esclareceu e, como já esperamos mais de três meses, vamos aguardar mais um pouquinho até que uma resposta definitiva seja enviada ao nosso blog.

Vejam a resposta que a Votorantim nos enviou – depois de mais de três meses e sete mensagens encaminhadas pelo blog São Paulo Urgente:

POSICIONAMENTO – PROJETO 30 HOMENAGENS

Sobre o projeto Trinta Homenagens

No ano de 2008, o Grupo Votorantim foi um dos principais parceiros do Programa Adote uma Obra Artística, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo de parceria entre o poder público e a iniciativa privada no sentido de recuperar monumentos da cidade expostos em áreas públicas e que necessitavam de restauro.

A participação da Votorantim, batizada de Projeto Trinta Homenagens, fez parte das comemorações dos 90 anos do Grupo Votorantim, comemorados aos longo do ano de 2008. Para celebrar seu aniversário, o Grupo decidiu oferecer à cidade de São Paulo o restauro de 30 monumentos, selecionados em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Os critérios de seleção foram a relevância artística, o estado de deterioração e a diversidade de locais.

A Votorantim viabilizou o projeto por meio do repasse financeiro que custeou o restauro dos monumentos. Foram aplicados no projeto apenas recursos próprios da Votorantim, totalizando R$ 3,2 milhões. Além do restauro, o projeto levou à população informações históricas sobre cada obra e sobre seus autores, trabalho que envolveu uma campanha de comunicação que contou com site, folder distribuído em estações do Metrô, painéis informativos e anúncios sobre a relevância dos monumentos e a importância de sua conservação. A supervisão dos trabalhos de restauro e recuperação ficou a cargo da arquiteta Valéria de Souza Valeri, coordenadora da Comissão Permanente de Análise de Assuntos Concernentes a Obras e Monumentos Artísticos em Espaços Públicos, subordinada ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

Todo o trabalho realizado foi definido em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura. Algumas obras necessitavam de uma limpeza, enquanto outras foram submetidas a técnicas de restauro para recompor partes danificadas. A manutenção e segurança dos monumentos ficou sob responsabilidade do Grupo Votorantim durante o período de restauração das peças e foi cumprida integralmente.

A parceria da Votorantim se deu até a finalização do restauro das 30 obras adotadas, em dezembro de 2008.

No entanto, o programa Adote uma Obra Artística da Prefeitura continua em andamento. Outras empresas podem aderir à iniciativa e contatar a Secretaria de Cultura, que é responsável pela coordenação do projeto.

Grupo Votorantim

Saiba mais:
VISITE O LARGO DO AROUCHE, MAS NÃO OLHE PARA OS LADOS
MAIS FOTOS NO FLICKR
NOSSO BLOG AGUARDA
ESCULTURA RESTAURADA, MAS JOGADA NO NADA
LARGO DO AROUCHE NA HISTÓRIA DAS RUAS DE SÃO PAULO

Texto/fotos: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).