17 de ago. de 2009

GRIPE SUÍNA: ESCOLAS MUNICIPAIS SEM ÁLCOOL GEL

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

Crianças da rede municipal de ensino. Foto: site da Prefeitura Municipal de São Paulo Dia de volta às aulas para milhões de crianças que estudam nas redes municipal e estadual de ensino. Nós e outros milhares de pais e mães preocupados com as medidas de prevenção à influenza H1N1 - a gripe suína. Nos colégios onde nossas filhas estudam, duas situações bem diferentes.

Na Escola Estadual Arthur Guimarães, em Santa Cecília, frascos de álcool gel espalhados em diversos lugares – próximos das salas de aula, na área de alimentação, perto dos banheiros. Cedinho, a professora conversou com os alunos e folhetos informativos foram distribuídos. Nota dez para Secretaria Estadual de Educação.

Já na Escola Municipal de Educação Infantil Armando Arruda Pereira (República)… As professoras da EMEI fizeram sua parte, conversando com as crianças e entregando um folheto ilustrativo com desenhos para as crianças pintarem.

O diretor chamou os pais para conversar, orientou sobre os cuidados para prevenção da gripe suína dentro e fora da escola, mas avisou: a Prefeitura ainda não entregou sabonete líquido para a EMEI e não enviará álcool gel. Então, o diretor pediu que os pais enviem o produto para a escola. É isso mesmo: ou as famílias colaboram levando àlcool gel para a escola, ou nada.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meses envolvida num escândalo de superfaturamento de merenda escolar – diga-se, caso abafado e apagado da mídia – não enviará álcool gel para prevenção da gripe suína nas escolas da rede municipal. O pior é que serão atingidas justamente as EMEIs e EMEFs, escolas com crianças dos três aos cinco anos – faixa etária considerada de alto risco nos casos de gripe suína. Nota zero para o secretário municipal de Educação, Alexandre Alves Schneider, e para o prefeito Gilberto Kassab.

No país, mais de 340 pessoas já morreram vítimas da influenza H1N1, e a maioria dos óbitos – 138 até esta data - foram registrados em São Paulo, segundo dados do Ministério do Saúde.

Outras informações:
Site do Ministério da Saúde / Disque saúde: 0800 61 1997
Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo/Centro de Vigilância Epidemiológica
Secretaria Municipal de Saúde/Coordenadoria de Vigilância em Saúde

Texto: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto - Foto: site da PMSP

Um comentário:

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).