Povos de São Paulo, tribos do mundo
Leia também: A paz começa dentro de nós
A “Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência” começa hoje na Nova Zelândia, iniciando um percurso de 160 mil quilômetros em 90 países dos cinco continentes.
Entre os motivos que levam à caminhada estão a necessidade pra lá de urgente de pôr fim às guerras e à violência - para “sair da pré-história humana e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie”, como informa o site oficial do movimento.
A caminhada segue mundo afora até 2 de janeiro de 2010, e a previsão é de que esteja em São Paulo no dia 20 de dezembro próximo. A marcha, uma iniaciativa da organização não governamental Mundo Sem Guerras, está aberta a participação de qualquer cidadão.
Por que participar?
“Porque a fome no mundo pode ser resolvida com 10% do que se gasta em armamento. Podemos imaginar como seria, se 30 ou 50% fossem destinados para melhorar a vida das pessoas, em vez de serem aplicados em destruição?”
Por onde passar, a marcha se alia à diversas atividades como fóruns, eventos diversos e conferências “para denunciar a perigosa situação mundial que está nos levando à guerra com armamento nuclear (…) e “para dar voz à maioria dos cidadãos do mundo que não estão a favor das guerras nem da corrida armamentista”.
Pessoas de todo o planeta estão aderindo à Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência. Famosos como as atrizes Cate Blanchet e Jane Fonda; a cantora Nina Hagen; pensadores como Eduardo Galeano e Noam Chomsky e, claro, Dalai Lama, já aderiram à campanha.
Mas os anônimos podem – e devem – participar também.Em nossa cidade, até a Mancha Alvi Verde e Gaviões da Fiel se uniram! Em plena avenida Paulista, torcedores com a bandeira da campanha pela paz. Já imaginaram?
Todos nós podemos participar da marcha - até com “passos virtuais”. Sim! Mesmo que não dê um único passo, você pode colaborar: aderindo oficialmente ao movimento; divulgando ou organizando ações em prol Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência; fazendo doação em dinheiro ou simplesmente colocando o banner da campanha em seu site ou blog.
Nós colocamos o banner no blog do São Paulo Urgente e quando a Marcha pela Paz e Pela Não-Violência chegar em Sampa, estaremos lá!
Calendário na marcha no Brasil:
- Recife/PE: 16 de dezembro
- Salvador/BA: 17 de dezembro
- Rio de Janeiro/RJ: 18 e 19 de dezembro
- Parque Caucaia/SP: 20 de dezembro
- São Paulo/SP: 20 e 21 de dezembro;
- Curitiba/PR: 22 de dezembro
- Foz do Iguaçu/RS: 23 de dezembro
- Florianópolis/SC: 24 de dezembro
- Porto Alegre/RS: 25 de dezembro
- Canoas/RS: 26 de dezembro
Saiba mais:
Marcha Pela Paz e a Não-Violência
Mundo Sem Guerras
Leia também:
A paz começa dentro de nós
Por: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).