2 de out. de 2009

SÃO PAULO URGENTE ADERE A “MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E A NÃO-VIOLÊNCIA”

Povos de São Paulo, tribos do mundo

Leia também: A paz começa dentro de nós

A “Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência” começa hoje na Nova Zelândia, iniciando um percurso de 160 mil quilômetros em 90 países dos cinco continentes.

Entre os motivos que levam à caminhada estão a necessidade pra lá de urgente de pôr fim às guerras e à violência - para “sair da pré-história humana e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie”, como informa o site oficial do movimento.

A caminhada segue mundo afora até 2 de janeiro de 2010, e a previsão é de que esteja em São Paulo no dia 20 de dezembro próximo. A marcha, uma iniaciativa da organização não governamental Mundo Sem Guerras, está aberta a participação de qualquer cidadão.

Por que participar?

“Porque a fome no mundo pode ser resolvida com 10% do que se gasta em armamento. Podemos imaginar como seria, se 30 ou 50% fossem destinados para melhorar a vida das pessoas, em vez de serem aplicados em destruição?”

Por onde passar, a marcha se alia à diversas atividades como fóruns, eventos diversos e conferências “para denunciar a perigosa situação mundial que está nos levando à guerra com armamento nuclear (…) e “para dar voz à maioria dos cidadãos do mundo que não estão a favor das guerras nem da corrida armamentista”.

Pessoas de todo o planeta estão aderindo à Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência. Famosos como as atrizes Cate Blanchet e Jane Fonda; a cantora Nina Hagen; pensadores como Eduardo Galeano e Noam Chomsky e, claro, Dalai Lama, já aderiram à campanha.

Mas os anônimos podem – e devem – participar também.Em nossa cidade, até a Mancha Alvi Verde e Gaviões da Fiel se uniram! Em plena avenida Paulista, torcedores com a bandeira da campanha pela paz. Já imaginaram?

Todos nós podemos participar da marcha - até com “passos virtuais”. Sim! Mesmo que não dê um único passo, você pode colaborar: aderindo oficialmente ao movimento; divulgando ou organizando ações em prol Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência; fazendo doação em dinheiro ou simplesmente colocando o banner da campanha em seu site ou blog.

Nós colocamos o banner no blog do São Paulo Urgente e quando a Marcha pela Paz e Pela Não-Violência chegar em Sampa, estaremos lá!

Calendário na marcha no Brasil:
- Recife/PE: 16 de dezembro
- Salvador/BA: 17 de dezembro
- Rio de Janeiro/RJ: 18 e 19 de dezembro
- Parque Caucaia/SP: 20 de dezembro
- São Paulo/SP: 20 e 21 de dezembro;
- Curitiba/PR: 22 de dezembro
- Foz do Iguaçu/RS: 23 de dezembro
- Florianópolis/SC: 24 de dezembro
- Porto Alegre/RS: 25 de dezembro
- Canoas/RS: 26 de dezembro

Saiba mais:
Marcha Pela Paz e a Não-Violência
Mundo Sem Guerras

Leia também:
A paz começa dentro de nós

Por: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).