9 de nov. de 2009

EMPREGOS, CURSOS E PALESTRAS GRATUITAS - 9 A 14/11

Oportunidades de trabalho, empreendedorismo, cursos e palestras gratuitos

Clique para acessar o site da Ação Educativa 1) Ação Educativa prorroga inscrição para Jovens Agentes pelo Direito à Educação
A organização não governamental Ação Educativa prorrogou até 13 de novembro o prazo de inscrição para o projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE). O público-alvo são os jovens de 17 a 22 anos que moram na zona leste paulistana.

A formação é voltada aos interessados em discutir e defender os direitos educativos da juventude, tornado-se mobilizadores das questões ligadas à educação escolar, principalmente no ensino médio. É necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e desejável experiência em ações comunitárias, sociais ou culturais.

As inscrições podem ser feitas via internet – clique aqui para acessar ou saiba mais sobre o projeto JADE. Outras informações no site da Ação Educativa. As atividades do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação começam em janeiro de 2010, duas vezes por semana, das 14h00 às 18h00, nas sede da Ação Educativa.
Fonte: Ação Educativa

2) Ángel Rama é tema de curso de extensão e mesas redondasÁngel Rama
no Memorial da América Latina

O professor, ensaísta, jornalista e crítico literário uruguaio Ángel Rama é tema das “Jornadas Latino-Americanas Ángel Rama – um Transculturador do Futuro”, evento que inclui curso de extensão e debates em mesas redondas gratuitos, realizados no Memorial da América Latina (
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664)

Rama é autor de obras de referência para compreensão da América Latina, além de ter contribuído efetivamente com sua visão literária, considerando a literatura com um conjunto de processos ligados à aspectos sociais, políticos, ideológicos e estéticos. O escritor e crítico brasileitor Antonio Candido, amigo do intelectual uruguaio, é um dos convidados para o evento, além de Amparo Rama, filha e mantenedora do arquivo pessoal de Ángel, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on line no site do Memorial da América Latina. Será emitido certificado aos que tiverem 75% de frequência no curso, e presença nos dois encontros Confira a programação. 

Curso de Extensão (sábados, de 7 a 28/11, das 10h00 às 12h00)
7/11 -  O conceito de América Latina e a literatura. Docente Flávio Wolf de Aguiar
14/11 - Antonio Candido, Ángel Rama e a crítica literária. Docente Ligia Chiapini
21/11 -  Pícaros e malandros na literatura latino-americana. Docente Mário Gonzalez
28/11 - Convergências de Candido e Rama. Docente Rebecca Errázuriz

Mesas Redondas (13/11 e 27/11, das 14 às 18 horas)
13/11 - Abertura e ato em homenagem a Antonio Candido
- Tema principal: Perfis intelectuais de Antonio Candido e Ángel Rama
Palestrantes: Juan Fló (Uruguai), Amparo Rama (Uruguai), Flávio de Aguiar (FFLCH/Berlim), Ligia Chiappini (FFLCH/Berlim), Pablo Rocca (Universidad de La República, Uruguai)
- Apresentação da Enciclopédia Latino-Americana em espanhol, pela Editora Boitempo.

27/11 - Tema principal: Antonio Candido e Ángel Rama, intelectuais do espaço público
Palestrantes: Rebeca Errázuriz (Universidad de Chile), Wander Mello (UFMG), Haydée Ribeiro (UFMG), Roseli Barros (FFLCH/USP), Joana Rodrigues (FFLCH/USP)

Para se inscrever nas mesas redondas ou no curso de extensão, clique aqui. Outras informações no e-mail cursos@memorial.sp.gov.br ou pelo fone (11) 3823-4780. O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, ao lado do Metrô Barra Funda.
Fonte: Memorial da América Latina

3) Cadastrempregaspe-se no Portal Emprega São Paulo
O Portal Emprega São Paulo, da Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho, reúne quem procura oportunidades de trabalho e empregadores que oferecem vagas em todo o Estado.

O cadastro dos candidatos é simples e, via internet, é possível divulgar seu currículo e procurar vagas. O site também dá orientações para a elaboração correta do currículo, e dicas para se sair bem na entrevista de emprego.

O Portal Emprega São Paulo tem, ainda, link para os programas Aprendiz Cidadão, com oportunidades de aprendizagem aos alunos entre 14 e 24 anos, que integram as escolas técnicas do Centro Paula Souza; e o Jovem Cidadão, que abre as portas do primeiro emprego em estágios voltados aos jovens estudantes de escolas públicas, com idade entre 16 e 21 anos.

O endereço eletrônico do Portal Emprega São Paulo é www.empregasaopaulo.sp.gov.br
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

4) Centros de Apoio ao Trabalho tem 1215 vagas na área comercial
Nesta semana, as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) da Prefeitura selecionam candidatos interessados numa das 1215 vagas no setor comercial. Há oportunidades de trabalho em shoppings, lojas de departamento e centros comerciais, com salários que variam de R$ 592 a R$ 1.500.

Há mais de 600 vagas para vendedro, 200 para representante comercial, 108 para atendente de balcão, entre outras para promotor, consultor, operador de caixa e auxiliar de vendas. É necessário experiência mínima de seis meses na função pretendida, ensino médio completo ou cursando e disponibilidade de horário.

Para se candidatar, basta procurar uma das seis unidades do Centro de Apoio ao Trabalho levando carteira profissional, RG, CPF, título de eleitor, certificado de escolaridade e comprovantes de cursos atualizados. As unidades dos CATs ficam nos seguintes endereços:
CAT Avançado Zona Sul/Jabaquara - Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira, 2314
Zona Sul/Interlagos - Avenida Interlagos, 6.122
Zona Leste/Itaquera - Rua Gregório Ramalho, 12
Zona Oeste/Lapa - Rua Monteiro de Melo, 342
Zona Norte/Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Zona Central/Luz - Avenida Prestes Maia, 913
Fonte: PMSP/Secretaria Municipal do Trabalho

5) Unidades dos CATs também emitem carteira profissional
As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho também passam a emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a partir desta segunda-feira (09/11), nos endereços acima. 

Os documentos necessários para tirar a primeira via da CTPS são comprovante de residência, a carteira de identidade (RG) e uma foto 3x4. Menores de idade devem ir acompanhados de um dos pais ou representante legal, além de apresentar a certidão de nascimento. Quem é casado deve levar a certidão de casamento.

*Este blog faz divulgações gratuitamente e não se responsabiliza pelas informações fornecidas pelos recrutadores/empresas contratantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).