30 de nov. de 2009

MARA GABRILLI LANÇA “ÍNTIMA DESORDEM” NO SHOPPING HIGIENÓPOLIS

Cidadania, inclusão e meio ambiente

Notícia do Iimagenstituto Mara Gabrilli
Livro reúne crônicas de Mara Gabrilli na revista TPM, onde tem coluna há oito anos, desde o primeiro número da revista

”Será lançado na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, o livro Íntima Desordem, de Mara Gabrilli, reunindo as 50 melhores crônicas publicadas na revista Trip Para Mulheres, a TPM, durante oito anos. Mara tem a coluna fixa “Um pensamento” na última página da TPM desde a primeira edição da revista, em maio de 2001.

Uma versão intimista de Mara Gabrilli, vereadora paulistana, o livro traz relatos do cotidiano e reflexões improváveis de uma pessoa nada comum, pioneira em vários momentos: foi a primeira mulher tetraplégica a posar para um ensaio sensual, na revista-irmã da TPM, a Trip, em 2000; a primeira vereadora tetraplégica da capital; primeira ocupante da Secretaria da Pessoa com Deficiência, criada em São Paulo em 2005; a primeira cadeirante para fazer propaganda de lingerie, entre outros.

As colunas falam dos mais variados assuntos, como cidadania, política, direito das pessoas com deficiência, sexo etc. Os textos selecionados abordam desde fatos e casos rotineiros até das causas defendidas por Mara, como a liberação das pesquisas com células-tronco e a acessibilidade em São Paulo e no mundo. Entre os temas mais leves, o primeiro texto, de 2001, é lembrado por leitores até hoje: “Adoro ficar menstruada”. Outros como “Uma cadeirante em Trancoso”, “Menina no espelho” e “Meu lado vingativo e canibal” falam de situações triviais e hilariantes como tomar uma enorme chuva e clamar por um banho de banheira na casa de um ilustre desconhecido; a curiosidade das crianças quando vêem uma cadeirante e como matar um mosquito que pousou em seu peito - com um cuspe.

Também entre as reflexões mais profundas, Mara Gabrilli divaga sobre a certeza de recuperar os movimentos um dia e voltar a andar (“A espera”), a tristeza de ver o pai doente (“Luiz e Luigi” e “Carta ao Pai”) e alguns momentos antes e após o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (“Abandonados à própria sorte”).

Nas palavras de Paulo Lima, publisher da Trip Editora, na contracapa do livro, “nos textos você vai viver a vida dela, entender o que a move, o que a faz chorar e se deliciar de prazer“.

Sobre Mara Gabrilli
Psicóloga e publicitária, Mara Gabrilli, 42 anos, é vereadora na cidade de São Paulo, eleita com 79.912 votos em 2008, a maior votação a uma vereadora no Brasil. Ficou tetraplégica por conta de um acidente de carro em 1994. Em 1997, fundou a Ong Projeto Próximo Passo, hoje Instituto Mara Gabrilli, que apoia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas para cura de paralisias. Criou o projeto da pasta e foi a primeira ocupante da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo de 2005 a 2007”.

Lançamento do livro “Íntima desordem”, de Mara Gabrilli
terça-feira, 1º de dezembro, das 19h30 às 22h00
Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis
Avenida Higienópolis, 618. Piso Higienópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).