2 de dez. de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL - II

Especial Aquecimento Global

O clima mudou no decorrer do século 20?
Muitos fatos revelam que o clima se alterou ao longo do século.

  • A temperatura média da superfície terrestre aumentou em cerca de 0.6%.
  • As extensões das calotas polares diminuíram.
  • O nível do mar subiu entre 10 e 20 cm.
  • Outras alterações importantes dizem respeito ao regime de chuvas, às nuvens e a temperaturas radicais

Como se pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa?
O tema das mudanças climáticas é único, global e de longo prazo, com complexas relações de causa e efeito. Muitas opções tecnológicas permitem a redução das emissões de GEE, algumas a custos baixos. Florestas podem ser importantes sumidouros de CO2, e estão sendo desenvolvidas outras opções.

As medidas para redução de emissões trarão consigo custos e benefícios. Para os paises desenvolvidos, a maior parte das estimativas de custos prevê que o cumprimento das metas do Protocolo de Quioto sem negociação de créditos de carbono terá um impacto de entre 0,2% e 1% no PIB. Com o comércio de emissões, este impacto poderia cair à metade.

Trilha para o Ribeiro de Baixo (Chapada Diamantina) Foto: Gladstone Barreto
Para terem êxito, as medidas de redução terão que transpor muitas barreiras. Os governos dispõem de instrumentos políticos para fomentar eficiência e equidade a nível nacional. A cooperação internacional é imprescindível. A pesquisa científica é imprescindível para tornar as estimativas futuras mais confiáveis e diminuir as incertezas.

Os ecossistemas podem se adaptar às mudanças climáticas?
A capacidade dos ecossistemas de se adaptar às mudanças causados pelo clima é limitada. Alguns deles poderão ser fortemente prejudicados.

Como o CO2 é capturado?
O incremento da biomassa vegetal (plantio de árvores) ‘seqüestra’ o dióxido de carbono da atmosfera e colabora para amenizar o aquecimento do planeta. O reflorestamento homogêneo (monocultura) de áreas degradadas, por si só, já garantiria a captação do CO2 e sua fixação na floresta. O trabalho da SPVS, porém, conta com um diferencial, porque envolve a restauração da floresta original, com toda a diversidade de suas espécies nativas.

Com o objetivo de acompanhar a capacidade de absorção de carbono pela floresta, os pesquisadores da SPVS realizam monitoramento constante, com base em metodologias aceitas internacionalmente, reconhecidas por sua eficiência e qualidade. Essas metodologias envolvem medições de árvores, avaliação de seu crescimento e uso de equações para cálculo da biomassa vegetal.

Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Foto: Gladstone Barreto

Leia também:
ESPECIAL AQUECIMENTO GLOBAL
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL - I
PARTICIPE DE NOSSA ENQUETE: O QUE VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A FAZER PARA REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL?
RANKING “NOTA VERDE” DIVULGA CARROS MENOS POLUENTES
”LULA, VOCÊ PODE FAZER MAIS PELO CLIMA”
ENTRE NO CLIMA PARA SALVAR O PLANETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).