21 de fev. de 2010

NOTA OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO PRESERVA SÃO PAULO SOBRE A CASSAÇÃO DE KASSAB E DE DIVERSOS VEREADORES

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

Os blogueiros do São Paulo Urgente divulgam a nota oficial da Associação Preserva SP sobre a decisão da 1ª Zona Eleitoral que determinou a cassação do prefeito Gilberto Kassab.

O conteúdo da nota não reflete, necessariamente, a opinião dos blogueiros, mas é compartilhada para informar e estimular a reflexão dos internautas sobre o assunto.

Nota oficial da Associação Preserva São Paulo sobre a decisão da Justiça de cassar o prefeito e diversos vereadores

Oportunidade histórica para a cidade

A Associação Preserva São Paulo aplaude a decisão do Meritíssimo Juiz da 1ª. Zona Eleitoral, Dr. Aloísio Sérgio Resende Silveira, o qual, em ação de iniciativa do Digníssimo Promotor Eleitoral, Dr. Maurício Lopes, cassou o mandato do prefeito de S. Paulo, Gilberto Kassab e de diversos vereadores, e além de tornar inelegíveis o ex-governador Geraldo Alckmin e a ex-prefeita Marta Suplicy.
A decisão ocorre após anos de controle da política municipal por um grupo de vereadores totalmente servis aos desmandos da especulação imobiliária mais predatória, irresponsável e sem limites, ao mesmo tempo em que sabotava e minava, de maneira ora sutil, ora ostensiva, as reivindicações de todos os demais setores da sociedade organizada. Após a entrada em vigor do atual Plano Diretor, em 2002, o município passou a ser território livre da especulação imobiliária, a qual, através de doações de dinheiro ilegais, compraram votos e consciências da maioria dos membros da Câmara Municipal. Nunca na história da cidade o Poder Legislativo esteve nas mãos de um grupo tão corrupto, inepto e inconseqüente, independente da filiação partidária, não constituindo exagero afirmar que a atual Câmara de Vereadores declarou guerra, na prática, à cidade e aos próprios cidadãos que supostamente deveria representar.

O resultado, desastroso, é conhecido de todos: desde 2002, a qualidade de vida na cidade vem se deteriorando a olhos vistos; São Paulo é, hoje, a cidade com os piores congestionamentos de trânsito do mundo, segundo a revista Time*; a degradação e o caos urbanos atingiram níveis insuportáveis; bairros inteiros foram arrasados, e comunidades tradicionais desarticuladas. Todos esses problemas, e muitos outros, estão diretamente relacionados à atuação sem limites da especulação imobiliária, que ainda tem gerado outros tipos de transtornos antes inéditos, tais como a recente interdição de uma rua inteira devido ao comprometimento do solo causado por uma construção. Isso para não falar da questão das enchentes, conseqüência óbvia da impermeabilização frenética da cidade promovida por essa mesma especulação imobiliária com a bênção do Poder Público. Porém em nenhuma área os danos foram tão dramáticos como na do patrimônio histórico, onde dezenas de imóveis de interesse artístico, arquitetônico ou histórico inestimável foram irremediavelmente perdidos com a complacência das autoridades municipais e em grande parte graças às artimanhas e ameaças da Câmara de Vereadores contra os já esvaziados e paralisados órgãos municipais de preservação do patrimônio histórico, representadas, por exemplo, por uma CPI para investigar tais órgãos, proposta pelo vereador Aurélio Miguel e com finalidade explicitamente intimidatória. Enfim, é emblemático da grave situação atual que 57% dos paulistanos desejem deixar a cidade, segundo pesquisa do Movimento Nossa São Paulo**.

É em meio a este cenário desolador que a auspiciosa decisão da Justiça Eleitoral representa uma oportunidade histórica, de se promover uma limpeza geral dos quadros políticos da cidade e uma grande renovação nos Poderes Executivo e Legislativo municipais. Para tanto, é imprescindível que a sociedade civil organizada se mobilize para exigir a punição dos corruptos, pelo aprofundamento das investigações e em defesa da confirmação das cassações pelos tribunais superiores. Conclamamos os movimentos sociais a se unirem em uma grande frente pela ética na política municipal, com o fim de realizar manifestações e outros atos contra os corruptos e em apoio à decisão do Judiciário.

São Paulo, 21 de fevereiro de 2010.

Associação Preserva São Paulo”

* Revista Time, The World's Worst Traffic Jams. Disponível em: http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1733872,00.html
** Movimento Nossa São Paulo - 57% dos paulistanos gostariam de deixar SP. Disponível em: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/irbem_noticias/JornalDCI_200110.pdf

Um comentário:

  1. Prezados amigos, muito obrigado pela divulgação da nossa nota.

    Parabéns pelo belo trabalho em prol da nossa cidade!

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).