Cidadania, meio ambiente e inclusão
152 milhões de pilhas comuns e 40 milhões de pilhas alcalinas: este é o volume descartado anualmente em São Paulo, segundo dados da Cetesb
O que você faz com suas pilhas usadas e com a bateria do aparelho de celular que já ficou “velho”? Quem descarta materiais desse tipo no lixo comum, sem saber acaba tomando uma péssima atitude. Coloca a própria saúde e a de outras pessoas em risco com a contaminação do solo e das águas com metais pesados.
Os males de uma simples pilha contra nossa saúde
Um pilha simples pilha contém, principalmente, metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio e, ainda, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês. Descartadas no lixo comum, as pilhas e baterias vão parar nos aterros e toda essa “química” perigosa se espalha pelo solo, água, plantas, peixes e outros animais.
Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Eletréca e Eletrônica (ABINEE), publicadas no site Ambiente Brasil, substâncias como o cádmio se acumulam nos rins, fígado e ossos, causando disfunções renais e osteoporose; o mercúrio atinge o fígado, o cérebro e o sistema nervoso. Causa desde distúrbios neuropsiquiátricos ao mau desenvolvimento do feto.
O chumbo provoca diversas síndromes – hepática, cardiovascular, gastrointestinal etc… Então, paramos aqui, porque aqui porque ninguém merece ler uma lista com uma infinidades de doenças.
O importante é saber que qualquer metal pesado se acumula facilmente em nosso corpo por meio de alimentos contaminados e até contato direto com a pele. Mas não somos capazes de eliminar e nem de metabolizar todo esse lixo tóxico que vem parar dentro de nós. Aquele peixinho fresco, uma folha de alface podem esconder toda a podreira química das pilhas que jogamos em qualquer canto. Terrível, não?
Jogar pilhas e baterias no lugar certo é fácil. Basta um pouquinho boa vontade. Na cidade de São Paulo, há postos de coleta de pilhas e baterias em diversas agências do Banco Real com seu “Papa-Pilhas”. Para saber qual o endereço mais próximo de você, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail papa.pilhas@bancoreal.com.br.
Outras informações no site http://www.bancoreal.com.br/papapilhas.
Qualquer uma das 200 filiais da Drogaria São Paulo também recebe pilhas e baterias usadas, e envia para a Suzaquim, empresa especializada na reciclagem desses materiais.
Detalhes sobre a campanha no endereço http://www.drogariasaopaulo.com.br/CampanhasSociais.html (clicar em Reciclar). Ou Clique aqui para saber onde está a Drogaria São Paulo mais próxima de você.
Então, vença sua preguiça e seja responsável. Recolha as pilhas de sua casa, escritório e vizinhos – por que não? E leve tudo a um dos postos indicados. Quem tiver dúvida sobre a importância dessa atitude pode reler o subtítulo acima - “Os males de uma simples pilha contra nossa saúde”. Vale ou não vale a pena colaborar?
Outros postos de coleta para reciclagem de pilhas, baterias e outros materiais (dica do blog Soldier Adventures)
-Zona Norte: Hipermercado Bergamini – Av. Luiz Stamatis - Jaçanã
-Zona Leste: Shopping Center Aricanduva – Av. Aricanduva, 5555
-Zona Sul: Hipermercado Extra Itaim - Rua João Cachoeira, 899 - Itaim Bibi
-Zona Oeste: Porto Seguro - Av. Pacaembu, 35 – Pacaembu
-Centro: Porto Seguro - Rua Dom José de Barros, 31 - República e Avenida Paulista, 91
Dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias (site do Banco Real)
- Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
- Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
- Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
- Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.
- Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.
- Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.
- Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
- Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.
- Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las.
- Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças.
- Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.
- Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas.
Leia também:
MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL - NO TRABALHO
MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL - EM CASA
MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL - NA RUA
ECOPONTOS - SOLUÇÃO GRATUITA PARA DESCARTE DE ENTULHO
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
QUANTO TEMPO DURA UMA PILHA NO MEIO AMBIENTE?
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: O QUE PODEMOS FAZER EM NOSSA CIDADE
COMO VOCÊ DESCARTA ÓLEO DE COZINHA?
Texto: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto
Fontes: sites do Banco Real, Cetesb, Drogaria São Paulo, Revista Meio Ambiente, Ambiente Brasil e blog Soldier Adventures
No Brasil tudo é enrolado.
ResponderExcluirA coisa é simples: onde se vendem os aparelhos que levam pilhas? Nas lojas de eletrodomésticos.
Então tá. É lá que a pilha morre.
No mundo todo é assim, gente do céu!
Pra que facilitar se até as medidas de preservação ambiental podem ser "burrocratizadas"! No Brasil, além de não existir estímulos às boas iniciativas, tudo é mesmo muito complicado.
ResponderExcluirgostaria de saber quanto tempo uma oilha dura no meio ambiente.resposta para:lubio21@yahoo.com.br
ResponderExcluirObrigada
Luciana Nascimento.
Gostaria de saber quanto tempo uma pilha dura no meio ambiente.
ResponderExcluirObrigada.
resposta para:lubio21@yahoo.com.br
Olá, Luciana. Tudo bem?
ResponderExcluirO tempo de decomposição dos metais pesados usados em pilhas e baterias é infinito, pois mesmo que a água seja filtrada ou fervida eles continuarão presentes. Até vacas que se alimentarem de pasto contaminado terão seu leite e carne afetados.
Abandonadas nos lixões, as baterias enferrujam e vazam. As substâncias liberadas são absorvidas pelo solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, se espalhando pela água. As pessoas que tiverem contato com esta água, seja bebendo, tomando banho ou comendo um vegetal regado com ela serão contaminadas. Veja como essa questão é realmente séria, Luciana!
Por isto todos nos temos que ter a responsabilidade de descartar da maneira correta , que é levando para os pontos de coleta e passando a informação adiante. Aí estaremos contribuindo para que, no futuro, nossa geração e as seguintes não sofram as conseqüências de nossos erros.
Sempre que quiser fazer alguma informação, sugestão, crítica ou reclamação, estamos a sua disposição no e-mail saopaulourgente@gmail.com, ou diretamente nos comentários do blog São Paulo Urgente.
Agradecemos por seu contato e por participar de nosso blog.
Um abraço,
Flaviana e Gladstone
Muito obrigado por estas informações, um colega estava perguntando sobre isso e eu, que sempre quis saber, resolvi procurar e achei esta ótima postagem. Só uma correção: o link correto da drogaria são paulo é: http://www.drogariasaopaulo.com.br/CampanhasSociais.html e deste ponto se deve clicar em "Reciclar".
ResponderExcluirOlá, Virotti Menotti.
ResponderExcluirGratos por acessar e participar do blog, e pelo envio do link - já fizemos a correção necessária.
Acesse outras postagens da seção CIDADANIA, MEIO AMBIENTE E INCLUSÃO. Temos várias dicas que mostram como pequenos gestos do cotidiano podem colaborar - e muita - para preservação ambiental.
Abraços,
Flaviana e Gladstone
vcs nao responde direito
ResponderExcluirCaro (a) anônimo(a),
ResponderExcluirGostaríamos de saber o que não respondemos direito. Se puder nos informar, agradecemos.
Flaviana e Gladstone
GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS DESTE BOLG, PARA MIM FOI DE MUITA IMPORTANCIA.
ResponderExcluirMAS GOSTARIA DE SABER, QUANTO TEMPO DEMORA PARA QUE O FERRO SE DECOMPONHA NO MEIO AMBIENTE OU NO LIXÃO?
muito massa mesmo cara; aproveitei muito
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DA INICIATIVA DESSE BLOG!
ResponderExcluirREALMENTE ESSES MATERIAIS PROVOCAM SÉRIOS DANOS AO MEIO AMBIENTE,AO HOMEM E AOS SERES VIVOS EM GERAL!
amei a iniciativa do blog mas nao vou fazer o que pede
ResponderExcluirTem gente do mal no mundo, gente que veio para barbarizar a humanidade e sempre anonimos, eles não põe nome, porque sabem que são gente ruim que não se preocupam com nada e com ninguém. Ladrões, estrupadores, gente maldita, que sempre fica no anonimato. Tipo esta pessoa neste comentario ai em cima! Lamentável e ainda são covardes!
ResponderExcluirnão gostei
ResponderExcluirOLÁ!
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER sobre armazenamento disposição
final dos residuos pilhas/baterias depois de serem recebidas nos locais de coleta.
obrigada
vivian silva
onde eu posso descartar bateria de luz de emergencia
ResponderExcluirEu acho muito importante reciclar e reutilizar o lixo!!! E tambem queria saber quanto tempo demora para se decompor na natureza uma bateria de celular ??? Me ajudem por favor !!!
ResponderExcluirOBRIGADO Fabiana
Meu condominio trocou o sistêma de luz de emergência e ficamos com as Lâmpadas velhas que possuem baterias de àcido.Como e onde posso recicla-las?Desde já obrigada!
ResponderExcluirgostei muito em saber que existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente. valeu galera vocês são otimos tchau .até a proxima.... DEISE ANE
ResponderExcluirPessoal Eu uma Loja de Telecomunicaçoes e Nao sei onde pra quen posso enviar as baterias de telefone sem fio. baterias de alarmes tenho 20k
ResponderExcluirSe alguen souber por favor me avisa meu e mail e
Raimundo.abaete@hotmail.com
Para comemorar o dia da Terra, em 21 de Abril, fizemos uma Gincanca "CATA PILHA". O resultado superou nossa expectativa, mais de 4.000 pilhas arrecadadas. Gostaria de descartá-las de uma única vez. Tentei os totens do banco Santander mas com 3 remessas enchemos o totem. Eixte algum lugar onde eu possa descartar esse volume grande de pilhas, de uma única vez? No aguardo, Cleide
ResponderExcluirApenas noto que as pilhas da marca Duracell, fabricadas pela Procter & Gamble, que é uma empresa USA, expressamente contém em sua embalagem: "podem ser dispostas em lixo doméstico".
ResponderExcluiracabei de conversar com a empresa suzaquim, indicada como gestora de destinação final de pilhas e a pessoa que me atendeu disse que ela cobra para receber as pilhas e dar o tratamento final, traduzindo, se eu quiser colaborar com o meio ambiente não descartando pilhas em qualquer lugar e aqueles que supostamente estão indicados para tal criam ônus ???
ResponderExcluirOlá, a empresa em que trabalho está querendo implementar o recolhimento de pilhas e baterias, por gentileza, vocês poderiam me informar alguma empresa que faz esse recolhimento gratuito e que também forneçam o recipiente para deixrmos no pátio.
ResponderExcluirObrigada.