9 de dez. de 2009

HOJE É O DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos

corrupção
sf (lat corruptione) 1 Ação ou efeito de corromper; decomposição, putrefação. 2 Depravação, desmoralização, devassidão. 3 Sedução. 4 Suborno. Var: corrução
”.
Dicionário Michaelis

Quem diria… Existe até Dia Internacional contra a Corrupção! Pelos odores desse estado de decomposição e putrefação país afora, o Brasil merecia a “Semana Nacional Contra a Corrupção”. Alguns poderiam sugerir uma quinzena ou até um mês inteirinho porque um único dia é pouco, não acham?

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil. Clique para ampliar Por incrível que pareça, temos uma boa notícia lá de Brasília. Hoje, o presidente Lula assinou projeto de lei para classificar a corrupção na administração pública como crime hediondo. Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional, crime de corrupção será inafiançável e pode levar o pessoal do Executivo, Legislativo e Judiciário à prisão. Ooohhh!

Numa cerimônia oficial do Dia Internacional contra a Corrupção, nosso presidente disse o seguinte: “Acho que o trabalho que estamos fazendo é como fazer um check up. A cara do corrupto é aquela cara de anjo, é aquele que mais fala contra a corrupção, o que mais denuncia, porque acha que não vai ser pego, que sempre vai dar no outro. Mas, de vez em quando, a arapuca pega seu passarinho. E devemos isso às instituições que criamos”, informa a Agência Brasil.

Em discurso, Lula também incentivou a população a denunciar a corrupção. Nem parece o mesmo Lula tão comedido ao comentar as imagens de José Roberto Arruda recebendo dinheiro… Sendo do partido que inventou o mensalão…quem sabe o presidente pensou no baita telhado de vidro do PT…

Campanha pela Ficha Limpa continua e entrega mais 200 mil assinaturas a…Michel Temer!
Ainda em Brasília, integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foram à Câmara dos Deputados nesta manhã. O objetivo foi acelerar a tramitação e aprovação do Projeto de Lei de iniciativa popular 518/09, mais conhecido como “Ficha Limpa”, que propõe critérios mais rígidos para candidatura política.

Caso seja aprovado, impedirá a candidatura dos condenados ou denunciados por crimes como racismo, homícidio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Parece óbvio que alguém com uma ficha tão suja assim não possa se candidatar, mas não é! Deputado Michel Temer - Foto: Flaviana SerafimDaí a necessidade de que o projeto se transforme em lei.

Quem renunciar para evitar abertura de processo por quebra de decoro parlamentar ou desrespeito à Constituição, também ficará inelegível, de acordo com o projeto da Ficha Limpa. O mesmo vale para quem for condenado por compra de votos ou usar a máquina pública para fins eleitorais.

O PL 518/09 foi enviado à Câmara dos Deputados em setembro passado, com 1 milhão e trezentas mil assinaturas dos brasileiros que apoiam a Campanha Ficha Limpa. Hoje, outras 200 mil assinaturas foram entregues ao presidente da Casa, Michel Temer. 

Só para não esquecer, em casa de enforcado não se fala em corda. Recentemente, o “mensalão do DEM” sobrou até para Temer, acusado de receber R$ 100 mil de proprina no esquema investigado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Saiba onde denunciar a corrupção
O site do MCCE reune informações e links úteis para quem quiser fazer uma denúncia de corrupção eleitoral.  O movimento tem comitês estaduais que recebem denúncias, e contam com apoio de secretários e advogados para apurar os fatos. 

Pelo e-mail lei9840@gmail.com ou no telefone (61)2193-9746, também é possível solicitar manuais e cartilhas com dados sobre a caracterização da compra de votos e do uso de dinheiro público em campanhas eleitorais.

Conheça a Campanha Ficha Limpa
Projeto de lei 518/09
Lista de parlamentares que aderiram ao projeto
Dúvidas sobre o PL
Outras informações no site do
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

Leia também:
CONTRA A CORRUPÇÃO, CADA UM DEVE FAZER SUA PARTE
ATO CONTRA POLÍTICO “FICHA SUJA” NA ZONA SUL
CARTA AOS CIDADÃOS - MOVIMENTO PERIFERIA DE COMBATE AO POLÍTICO FICHA SUJA

Por Flaviana Serafim e Gladstone Barreto – Fotos: Wilson Dias/ABr e Flaviana Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).