5 de mai. de 2010

PERIGO NAS ALTURAS

SOS São Paulo – A cidade em nossas mãos 

Clique para ampliar. Foto: Flaviana Serafim Sábado, 24 de abril. Na início da Rua Marquês de Itu, no trecho entre a Praça da República e a Rua Bento Freitas, três trabalhadores se arriscavam a vários metros de altura para limpeza da fachada de um prédio. Conseguimos flagar apenas um homem – o suficiente para ter noção desse perigo nas alturas.

O equipamento para limpeza, pintura, reparos e outros nas fachadas dos edifícios é pra lá de básico em muitos prédios da cidade: cordas, um banquinho (ou o assento de um banco) de plástico (às vezes uma tábua) e, neste que registramos, chinelo Havaianas e a benção de Deus pra não despencar! Será que quem presta esse (des)serviço algum dia ouviu falar em EPI – Equipamento de Proteção Individual? Provavelmente não, porque põe em risco a vida de outras pessoas – e não a própria pele – num edifício de pelo menos uns 10 andares.

O pior é que nos finais de semana, quando o comércio da região central está fechado, é comum vermos cenas como estas. E isso acontece tantos nos edifícios “comuns”, desconhecidos, como naqueles ocupados por bancos, grandes lojas, financiadoras entre outros com nomes bastante conhecidos. Nesse prédio da Marquês de Itu, por exemplo, funciona uma agência dos Correios no térreo!

A mesma cena se repete naqueles prédios que estão em fase de demolição ou reforma, onde mudam os equipamentos básicos - muda o tamanho do banquinho e cor das cordas -, mas o perigo se repete nas alturas (leia FALTA SEGURANÇA NAS OBRAS PAULISTANAS)

Quem fiscaliza? Seria responsabilidade de alguma Subprefeitura? Vamos descobrir…

 Clique para ampliar. Foto: Flaviana Serafim  Clique para ampliar. Foto: Flaviana Serafim

 Clique para ampliar. Foto: Flaviana Serafim 
Clique para ampliar. Foto: Flaviana Serafim  
Clique para ampliar. Foto: Flaviana Serafim   

Leia também:
FALTA SEGURANÇA NAS OBRAS PAULISTANAS
E O PEDESTRE? QUE SE DANE!

Por: Flaviana Serafim e Gladstone Barreto - Fotos: Flaviana Serafim

Um comentário:

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).