27 de ago. de 2009

MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL – NA VIDA PESSOAL

Cidadania, Meio Ambiente e Inclusão

Reproimageduzimos no blog a 4ª e última parte do Manual de Etiqueta Sustentável, divulgado no site Planeta Sustentável, com 50 dicas de pequenos gestos que podem trazer grandes mudanças e melhorar nossa qualidade de vida.

Uma das dicas, simples mas que pode mudar muda coisa é: “Exerça a cidadania. A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Mobilize-se e certifique-se de que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos”.

Taí, eis um dos motivos que nos levaram a criar o blog São Paulo Urgente em janeiro de 2009 – mobilização e cidadania usando as ferramentes da internet.

Blogs, Twitter, fotos no Flickr, e-mail, Orkut e outras inúmeras redes sociais podem colaborar um bocado não só com as questões ambientais, mas também políticas e sociais. Nós começamos sem grandes pretensões, achando que só alguns poucos amigos acessariam o São Paulo Urgente, mas já ultrapassamos os 25 mil visitantes em seis meses.

Que tal criar um blog você também? É fácil, rápido, divertido. Se a desculpa (ou resistência) é não ter conhecimentos de informática ou internet, peça ajuda dos filhos, amigos, vizinhos, namorado (a). Se tanta gente se dedica a enviar aquelas malditas apresentações “PPS” ou correntes inúteis que não vão criar nenhum milagre, que tal usar a web para causas mais interessantes, não é mesmo?

Acesse também os outros posts com o Manual de Etiqueta Sustentável:
Em casa – seu lar, doce lar pode ser uma cidadela de sustentabilidade
Na rua – como percorrer a cidade onde você mora de maneira mais amigável
No trabalho – faça o possível para mudar os hábitos da sua empresa. Ou mude de empresa

42 - Não troque seu celular por puro impulso. Se não resistir à tentação de comprar aquele modelo que só falta falar, ao menos deixe o seu modelo antigo na revendedora para reciclagem.

43 - Esqueça-se do elevador e use mais a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares. Afinal, além da economia de energia elétrica, tanto esforço pode resultar em um corpinho mais saudável.

44 - Faça seu dinheiro trabalhar a favor de causas nobres. diga ao gerente do banco que você quer aplicar em investimentos socialmente responsáveis, os ISRs. Dessa forma, seus lucros virão de empresas que respeitam práticas ambientais e trabalhistas.

45 - Exerça a cidadania. A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Mobilize-se e certifique-se de que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos.

46 - "Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves”, ensina Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos inscreva-se em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore.

47 - Participe de sua comunidade, seja voluntário de uma instituição próxima da sua casa ou do trabalho. Doe um pouquinho do seu tempo para quem precisa.

48 - Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.

49 - Convença aquele amigo, parente ou vizinho mais cético de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor. Se você é o cético, comece a convencer-se disso. Afinal, alguém tem de fazer alguma coisa para reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.

50 - Fuja da alienação e influencie pessoas. Estar sempre bem informado também é um bom exemplo de atitude cidadã. Procure ler mais para ficar atualizado nos assuntos de interesse geral como política, economia, meio ambiente .e sustentabilidade.

Leia também:
ECOPONTOS – SOLUÇÃO GRATUITA PARA DESCARTE DE ENTULHO
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
QUANTO TEMPO DURA UMA PILHA NO MEIO AMBIENTE?
DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: COMO COLABORAR
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: O QUE PODEMOS FAZER EM NOSSA CIDADE
COMO VOCÊ DESCARTA ÓLEO DE COZINHA?

Um comentário:

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).