26 de out. de 2009

LISTAS E ABISMOS

Povos de São Paulo, tribos do mundo

Por Nei Schimada

Táta, a tartaruga do Nei SchimadaEu tenho um réptil. Ele tem a mim. Na verdade, é ela, é uma tartaruga fêmea chamada Táta. Parece pintada a mão, linda, nascida na Florida para ser pet de gente – como eu – que acha bicho com pêlo barulhento e feito para os quintais e não para os pequenos sobrados japoneses.

A Táta passa a vida me ignorando e se esquecendo da nossa relação. Naquele cérebro que deve ser menor que a ponta do meu dedo mindinho, ela só guarda os caminhos pela casa e a hora de comer. Sabe a direção do sol nascente e espera, paciente e secretamente, a luz da manhã para seu esporte predileto: tomar um banho de sol.

Nesses dias até o inicio do inverno, ela vai começar uma hibernação que vai atá a primavera do ano que vem, meados de abril. Não comemora o primeiro de janeiro, as vitórias, as ideologias e nem o próprio aniversário. Ela comemora a vida, dia após dia, e não se importa em abanar o rabo para sobreviver.

A humanidade comemora, celebra, festeja. É a risada. Está em todas as culturas e povos. A risada veio antes da escrita, é anterior à história, aos fatos. Com a escrita e as gargalhadas, a humanidade viu que era bom e criou a cultura e a ideologia. Depois, diz a lenda, foi descansar no sétimo dia.

A ideologia baseia-se em verdades, listas e abismos, ideologistas e ideologismos. Entra muito coração nisso também. Com a fragmentação de tudo – absolutamente tudo – no século 20, qualquer palavra, solta no concreto e no abstrato, cuida de separar-se do resto e criar uma sólida redoma defensora de grandes tudos contra outros nadas baseados em perfeitos vazios.

Qualquer coisa, coisa, palavra, substantivo, adjetivo, está nas mãos dos ideólogos: hoje sou vermelhista; amanhã adotarei meu visceral colchãonismo e passarei o dia deitado; já fui um bom lasanhista, mas o cardiologista disse umas coisas, sabe como é.

Até mesmo esse meu pseudo - outra palavrinha sacana - anarquismo entra no rol dessa reclamação toda que é um grande nada baseado num grande vazio.

Nas nossas eternas fantasias acreditamos que somos especiais porque lemos coisas bacanas, ouvimos músicas raras, tomamos vinhos importados e temos na cozinha um utensílio criado por um designer de nome impronunciável.

Lerebi, mai frendi.

A Táta acordou e esta dando um role outonal pelo andar de baixo batendo o casco no piso de madeira a cada passo capenga. Não queria ser como ela porque não sei se ela é feliz. Não acredito que ela saiba o que é felicidade.

Infeliz de quem sabe.

Nei Schimada, 43, punk, poeta e dekassegui, escreve de Hamamatsu shi - Japão. É blogueiro da Estrovenga dos Corsários Efêmeros. Leia mais em:
DA AVENIDA IPIRANGA À PEQUENA BENÇÃO PELAS COLHEITAS
A SEGUNDA NUNCA SERÁ A PRIMEIRA
IDIOMAS, IPSIS LITTERIS
DE CÁ PRA LÁ, BALANGANDO
NA PRÓXIMA QUARTA E OUTRAS DA SEMANA
AMIGOS, OS DISCOS, OS VINHOS – OS CARAS IMORTAIS
BOM BOM
A CORRIDA DE SÃO SILVRESTRE – OBSCURAS ORIGENS
TEM ESSA E OUTRAS PIORES
PAULISTANO QUE É PAULISTANO NÃO CHORA
ROBERTOS, CARLOS
TODO IMIGRANTE É A PULGA ATRÁS DA ORELHA

4 comentários:

  1. Elvis,o desorganizado.26 de outubro de 2009 às 17:29

    O que importa nossa cultura?Toda a nossa confiança na ciência? Nossas invenções sobre Deus?
    O capital é tão importante assim?
    Quem escraviza os seus semelahantes? A Táta ou o humano?

    Será que ainda não percebemos que somos apenas poeirinha da poeira.A própria ciência a quem devotamos tanta confiança diz que a Terra é apenas um grão de areia no meio da galáxia que está no meio de outras milhões de galáxias.Portanto,desça agora do pedestal que criou "ser superior".

    Aproveite a sua efêmera estadia na Terra,pois,um dia ela acabará.

    ResponderExcluir
  2. TARTARUGA, AI, AI, TARTARUGA.MEU DEUS

    ResponderExcluir
  3. Nasci no interior do Brasil mais precisamente em Astorga no Paraná uma cidade pequena e pacata. Sou de uma família de músicos meu pai violoncelista tinha a única camerata da região minha casa tinha música e tranqüilidade, não pensávamos onde estávamos ou quem éramos vivíamos o dia a dia, ausentes do conceito ( existo sou feliz ?) Simplesmente éramos a cada dia conhecíamos como a Tata, o caminho da cozinha da diversão de estarmos e tocarmos juntos . Só conheci toda esta malandragem egóica, esta briga de foice aqui neste vale de pedras inemocional.

    ResponderExcluir
  4. Mauricio do Terrão ( Ceara)1 de novembro de 2009 às 16:30

    Eu tenho uma tarturuga que se chama Manuela, outro dia ela caiu e quase quebra a costela.
    Só não quebrou o pescoço por causa do casco dela.
    E se livrou do pior porque ia pra panela.E só come bananinha não tem dente é banguela. Deus abeçoe. Gente. Boa conversa essa aí.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário abaixo e clique em "Nome" no Perfil (não é necessário colocar a URL).